Brasil,

Controle de umidade é fundamental em indústrias de extintores de incêndio

Controle de umidade é fundamental em indústrias de extintores de incêndio

Fundamentais nos casos de ocorrência de incêndios, os extintores devem ser fabricados com responsabilidade e obedecer normas e regulamentos técnicos do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com o objetivo de não colocar a vida das pessoas em risco e também para que não haja danos ao patrimônio.

A lei Federal 13.425/17 dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização de extintores de incêndio em edificações com grande concentração e circulação de pessoas, para garantir a segurança de todos em caso de acidentes.

E mesmo que a obrigatoriedade do porte de extintores de incêndio em automóveis de passeio tenha sido abolida, permanece a regra para os seguintes veículos: caminhões, caminhões-tratores, ônibus, micro-ônibus e outros veículos utilizados no transporte de passageiros, como táxis. Também devem portar extintor veículos destinados ao transporte de material inflamável.

Para garantir que os extintores sejam produzidos com total qualidade e segurança, o INMETRO instituiu a portaria nº 206 de 2011, dirigida às empresas de inspeção técnica de manutenção e recarga de extintores, para que sejam controlados os níveis de umidade dentro das cabines de pó químico. Além disso, outra portaria, a de nº 337 de 29/08/2007, também afirma que as fábricas de extintores devem controlar rigorosamente a umidade em suas dependências, buscando evitar prejuízos ao uso dos produtos.

A umidade relativa do ar deve ser de no máximo de 55%. No caso do pó ABC e BC, as cabines de pó devem ser individualizadas, contendo um desumidificador em cada uma, para que não haja o empedramento do material.

Extintores de pó químico são indicados em incêndios de equipamentos e instalações elétricas. São utilizados também quando se trata de incêndios com inflamáveis.

No processo de fabricação ou recarga de extintores de incêndio, o controle da umidade também se faz necessário. Desde a estocagem dos agentes químicos, até o envasamento dos cilindros. Por isso, é de extrema importância eliminar a umidade e garantir a eficiência na hora do uso dos extintores.

Só há uma forma segura para se manter os níveis corretos de umidade durante o processo de fabricação de extintores: com o uso de desumidificadores de ar industriais.

Os desumidificadores Desidrat, da Thermomatic, são indicados sempre que houver a necessidade de controle sobre a umidade. A linha Desidrat Industrial Light, possui um acabamento robusto e resistente, ideal para a indústria de fabricação e recarga de extintores de incêndio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo