Startup oferece comida fresca em casa, entregando facilidade para você cozinhar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Cosomano
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Startup oferece comida fresca em casa, entregando facilidade para você cozinhar

Por meio de plataforma online, usuário pode escolher diversas receitas disponíveis assinadas pela marca e por chefs profissionais — por um preço mais econômico do que em restaurantes — e receber em casa ingredientes totalmente naturais para preparação de pratos frescos e saudáveis

Após um ano em que muitas pessoas se aventuraram na cozinha pela primeira vez, está ganhando visibilidade uma foodtech que oferece uma nova maneira de cozinhar: sem desperdício, sem medo e sempre com as melhores receitas e ingredientes, que são entregues por delivery com as receitas explicando cada passo. Trata-se da foodetech Kuke, que já conta com mais de 1600 clientes inscritos e uma média de 4500 refeições produzidas por ano.

O negócio funciona da seguinte forma: o usuário acessa a plataforma online da empresa, e pode escolher entre as diversas receitas disponíveis, em sua maioria assinadas por chefs profissionais. Aí ele recebe todos os ingredientes com um passo a passo super detalhado em casa. Os alimentos são totalmente naturais, com rigorosa seleção de qualidade a partir dos produtores.

A praticidade está no fato de que, ao invés de visitar mercados atrás de cada item, o cliente resolve tudo em poucos cliques. Vale destacar ainda que a quantidade fornecida é precisa para a receita em questão, evitando desperdício. Por fim, os valores dos pratos são sensivelmente mais baratos que os encontrados em grandes restaurantes. Dessa forma, a Kuke se posiciona como uma opção de alimentação saudável, sustentável - algo claro também nas embalagens ecológicas - além de oferecer conveniência e preço acessível.

Outra possibilidade oferecida pela empresa são experiências gastronômicas que a solução por si só já oferece, mas que a Kuke vai além oferecendo ao consumidor a possibilidade de agregar desde produtos complementares como bebidas (vinhos, cervejas) e sobremesas, até mesmo aulas online ao vivo ou vídeo aulas em que os chefs profissionais que assinam a receita dão mais dicas do preparo das receitas escolhidas. Esse recorte também pode ser adquirido por grupos e empresas. Ambev, OLX e Brmalls são algumas das companhias que já utilizaram o serviço. De acordo com Renata Ferretti, CEO da Kuke, a proposta da empresa é oferecer uma experiência gastronômica completa para o consumidor.

Vale destacar ainda a solução de totens interativos da marca, que dá corpo à estratégia omnichannel da empresa. “A escalabilidade e a tração do negócio se dá por meio da plataforma online. Ali o usuário encontra todas as receitas, os ingredientes e recebe tudo na sua casa em poucos cliques".

Acerca da abrangência atualmente, a startup atua fortemente no Rio de Janeiro e São Paulo, e já realiza projetos em Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).

No cardápio dos investidores

Além de agradar o público, a Kuke também vem abrindo o apetite de investidores. Após uma série de negociações, a empresa optou por iniciar sua primeira rodada de investimento por meio da plataforma venture capital Eqseed. O valor requisitado é de meio milhão de reais. “Nossa cultura é totalmente online, o modelo é rápido, de modo que faz todo o sentido”, explica Renata.

Mas, para além dos números, outro fator que chama a atenção no negócio da Kuke é o perfil das empreendedoras. A CEO e fundadora, Renata Ferretti, é administradora e advogada, com Mestrado em Administração de empresas pela FUCAPE, e acumula passagens por empresas como Whirlpool e consultorias com a Korn Ferry. Fez um curso de Natural Chef pela protagonista escola de alimentação saudável N.O.S Escola em 2017.

Nina Bessa, CFO e Sócia, por sua vez, é economista formada pela University of Surrey, da Inglaterra. Trabalhou no mercado financeiro em Nova Iorque e Londres, com passagens por Deutsche Bank e Lloyds Bank. No entanto, antes da Kuke, Nina já havia se aventurado pelo mercado gastronômico. A empresária fez cursos de gastronomia na École Ritz Escoffier em Paris em 2005, e também fundou a Cook Sauce, uma marca de molhos e temperos.

“Muitas pessoas nos perguntam porque estamos empreendendo e buscando inovação nesse setor, ainda mais considerando nosso background corporativo. O que posso dizer é que de fato a gastronomia é uma paixão não só nossa, mas de milhões de pessoas. Todo mundo gosta de fazer uma boa refeição, de viver essa experiência. E entendemos que a Kuke pode, sim, atender a esse gap de mercado. Trata-se de um modelo de negócio escalável, potencialmente exponencial. É a tecnologia conectando o consumidor a comida fresca e saudável”, finaliza Nina.

Sobre a Kuke

A Kuke é uma foodtech de alimentação saudável e sustentável. Fundada em 2017 pela administradora e advogada Renata Ferretti, desde 2018 com a sócia e economista Nina Bessa. Possui mais de 1600 clientes inscritos em sua plataforma online, que oferece kits para receitas, aulas com chefs profissionais e produtos gastronômicos.