SEGS Portal Nacional

Demais

Empresas precisam de tratadores homologados na gestão de resíduos

  • Segunda, 21 Dezembro 2020 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Matos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: reprodução pixabay.com

O gerenciamento de resíduos dentro de uma organização requer uma série de decisões estratégicas para zelar pela qualidade de todo processo e, principalmente, pela responsabilidade social das empresas com o meio ambiente. Os órgãos competentes que gerenciam as normas e leis ambientais ficam em cima das organizações que são passíveis de multas.

Além de ter processos bem definidos durante a gestão de resíduos, a capacitação dos fornecedores que conduzem todo o tratamento desses materiais é fundamental para que o negócio caminhe com eficiência. Essas empresas de tratamento de resíduos precisam estar ambientalmente alinhadas às exigências legais, por isso é responsabilidade da empresa contratante verificar se os tratadores para a destinação final dos resíduos sólidos estão devidamente homologados.

A homologação do tratador é um atestado válido de que os serviços prestados respondem aos padrões de qualidade e práticas ambientais necessárias para que a empresa contratante mantenha sua controladoria em ordem e sua documentação ambiental em dia para auditorias internas e externas.

Pontos de atenção na hora de contratar um tratador de resíduos

Os tratadores de resíduos sólidos são os responsáveis por coletar, transportar e neutralizar a periculosidade ou o nível de impacto ambiental dos resíduos gerados na empresa. Em alguns casos, esses mesmos tratadores podem também ser os responsáveis pelo processamento dos resíduos e sua reintegração ao ciclo produtivo da empresa contratante via matéria-prima reciclável.

Além disso, a organização, transparência e eficiência de um tratador contratado é fundamental para a emissão de documentos comprobatórios obrigatórios no processo de gerenciamento de resíduos, como o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos).

Ainda que o documento possa ser emitido online através de softwares integrados ao SINIR (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos), o tratador precisa validar sua via do MTR para sua posterior utilização no Inventário Nacional de Resíduos Sólidos.

Quanto aos custos da parceria de tratadores devidamente homologados para a prestação de serviços na empresa, existem soluções para todos os orçamentos, a depender da categoria do resíduo a ser processado.

Um exemplo é a iniciativa desenvolvida pela VG Resíduos, especializada em softwares e soluções para a gestão de resíduos sólidos nas empresas. A startup desenvolveu uma plataforma batizada de Mercado de Resíduos: nela é possível não apenas pesquisar tratadores homologados para a categoria do resíduo gerado na empresa, mas também possibilita a compra de determinados materiais por tratadores, também homologados, que possuem interesse comercial nestes materiais.

Por isso, o gestor responsável por qualificar o serviço tem liberdade para decidir pela melhor oferta do mercado, mas sem jamais correr os riscos de não verificar a homologação de um tratador parceiro.

Para além da urgência na contratação, ou do orçamento disponível para essa etapa tão decisiva no cumprimento das leis ambientais e padrões de qualidade, é fundamental buscar uma empresa que realize não apenas a disposição final mais adequada aos resíduos da empresa, mas que também mantenha excelência no nível do serviço prestado.

Isso inclui entregas que vão desde um fluxo de documentos tecnicamente apurados e organizado até alguma flexibilidade contratual para as demandas de operações sazonais mais ou menos intensas.

A busca por um tratador homologado e apto para a prestação do serviço pode até levar algum tempo, mas ainda assim, uma análise mais profunda de sua proposta evitará uma série de inconvenientes e falhas processuais que podem impactar severamente as atividades da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 11, 2026 Demais

Campanha de leites fermentados para manter a microbiota…

Fev 11, 2026 Demais

Do bloquinho ao pós-bloco: como escolher roupas para…

Fev 11, 2026 Demais

5 curiosidades que você (provavelmente) não sabia sobre…

Fev 11, 2026 Demais

Sem fantasia ou look para o Carnaval? O second hand…

Fev 11, 2026 Demais

Sommelière da Wine dá dicas de combinações leves e…

Fev 11, 2026 Demais

Penteados para arrasar no bloquinho: ideias práticas…

Fev 11, 2026 Demais

Carnaval: por que o short stay é a melhor opção para…

Fev 10, 2026 Demais

ABREE orienta sobre descarte correto de…

Fev 10, 2026 Demais

Carnaval impulsiona demanda por franquias de limpeza e…

Fev 10, 2026 Demais

Carnaval pode estimular aprendizado, criatividade e…

Fev 10, 2026 Demais

Treinar até a exaustão pode estar sabotando seus…

Fev 10, 2026 Demais

Leguminosas em alta: estudos mostram que elas podem…

Fev 10, 2026 Demais

Fator de proteção não é o único cuidado a ser tomado na…

Fev 10, 2026 Demais

Valentine's Day 2026 movimenta o setor de flores em…

Fev 10, 2026 Demais

Carnaval: 5 curiosidades sobre a data

Fev 09, 2026 Demais

Carnaval em condomínios: especialista alerta para…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version