SEGS Portal Nacional

Demais

Carnaval pode estimular aprendizado, criatividade e inclusão entre as crianças

  • Terça, 10 Fevereiro 2026 18:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elenice Cóstola
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Freepik

Cores, ritmos e tradições transformam a festa em experiência de convivência e descobertas

O Carnaval é uma forma de educação não formal que transmite saberes ancestrais por meio da música, das narrativas presentes nos enredos e das diversas manifestações artísticas que compõem essa festa popular que dá visibilidade à cultura negra no Brasil.

Para a psicopedagoga e escritora infantil Paula Furtado, a data pode ensinar lições valiosas para as crianças, tanto em casa quanto nas escolas, ao promover vivências culturais, trabalhar a inclusão e expressão criativa. “A festividade mostra, de forma lúdica e acessível, que todas as pessoas podem participar da folia, independentemente de suas origens, cores ou idades. A pluralidade das fantasias, dos ritmos e das tradições regionais ensina que a diferença é algo a ser celebrado, e não motivo de exclusão”.

Além disso, para Paula, o Carnaval estimula a criatividade e permite que cada criança se expresse livremente. “Quando trabalhamos esses temas, ajudamos a formar cidadãos mais empáticos, respeitosos e conscientes do valor da diversidade na construção de um mundo mais acolhedor”, acrescenta.

Atividades e leitura

A dança e a música são recursos que desenvolvem a coordenação motora e a socialização, itens fundamentais para o desenvolvimento integral na infância. E algumas brincadeiras despertam a criatividade, a imaginação e o senso de pertencimento ao incentivar a expressão corporal, o trabalho em grupo e a vivência coletiva de forma lúdica.

Nesse contexto, entre as brincadeiras propostas estão criar máscaras e fantasias, dançar marchinhas e sambas, inventar coreografias, produzir instrumentos musicais com materiais reaproveitados, confetes e decorações biodegradáveis e até montar o próprio bloquinho ou bailinho.

Unir aprendizado e diversão por meio da leitura é, segundo Paula, uma forma acessível e afetiva de apresentar o Carnaval às crianças. Há diversas obras de autores brasileiros que podem ser escolhidas de acordo com o tema ou faixa etária, e que exploram cores e personagens da cultura popular, proporcionando experiências culturais ricas e significativas, além de estimular a imaginação de maneira sensível e adequada ao público infantil.

Bem-estar

A profissional também explica que alguns pontos devem ser considerados para tornar a experiência do Carnaval mais agradável e segura para as crianças, evitando excessos, desconfortos e situações de risco.

“A escolha de ambientes adequados à faixa etária, o uso de fantasias confortáveis, a atenção à hidratação, a proteção contra o sol e os cuidados com barulhos excessivos são aspectos importantes a serem observados antes da diversão. Lembrar que esses momentos devem ser intercalados com pausas para descanso e alimentação adequada é essencial”.

Sobre Paula Furtado

Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia (Facon-SP), Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.

Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, incluindo casos complexos envolvendo traumas e situações de vulnerabilidade emocional. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino público e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.

Autora de mais de 100 livros infantojuvenis e criadora de jogos pedagógicos inovadores, Paula também escreve para revistas especializadas em educação e infância. A especialista em educação exerceu a função de coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com Girassol Brasil e MSP Estúdios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 10, 2026 Demais

ABREE orienta sobre descarte correto de…

Fev 10, 2026 Demais

Carnaval impulsiona demanda por franquias de limpeza e…

Fev 10, 2026 Demais

Treinar até a exaustão pode estar sabotando seus…

Fev 10, 2026 Demais

Leguminosas em alta: estudos mostram que elas podem…

Fev 10, 2026 Demais

Fator de proteção não é o único cuidado a ser tomado na…

Fev 10, 2026 Demais

Valentine's Day 2026 movimenta o setor de flores em…

Fev 10, 2026 Demais

Carnaval: 5 curiosidades sobre a data

Fev 09, 2026 Demais

Carnaval em condomínios: especialista alerta para…

Fev 09, 2026 Demais

O que é o Mercado Livre de Energia e por que ele vem…

Fev 09, 2026 Demais

Floricultura ressignifica o Valentine's Day para que a…

Fev 09, 2026 Demais

Leilões judiciais ganham força no interior paulista e…

Fev 09, 2026 Demais

Barro Preto, São Pedro e Santa Efigênia são os bairros…

Fev 09, 2026 Demais

Especialista do Senac dá dicas de sobrevivência para o…

Fev 09, 2026 Demais

Tinta base água ganha espaço na impressão de embalagens…

Fev 09, 2026 Demais

Quais as chances dos brasileiros nas Olimpíadas de…

Fev 06, 2026 Demais

Visto americano: quatro dicas essenciais para conseguir…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version