Brasil,

Convenções de vendas online viram alternativa para engajamento de representantes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabrina Hoffmann
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Medidas de segurança que restringem a viabilidade de eventos presenciais forjaram novos eventos corporativos para 2021. Organização antecipada e alternativas para mesclar experiência digital e física estão no topo das decisões para projetos bem-sucedidos

Um dos principais setores afetados pela pandemia, o mercado de eventos, incluindo os corporativos, precisou de reinventar. Foram mais de 1,4 mil projetos empresariais cancelados ou adiados em 2020, de acordo com a entidade Feiras do Brasil. Passado o ano e sem uma resolução para a pandemia, muitas empresas se vêem em um momento de indecisão: a tradicional convenção de vendas, ferramenta essencial para o engajamento e alinhamento com os representantes, deve ser feita?

Para o consultor empresarial e mentor de negócios Roberto Vilela, mais do que ter um evento perfeito, o ideal é manter a agenda mesmo em condições diferentes do habitual. “A convenção é o momento em que se apresenta novidades, propósito e metas do negócio para o próximo ano ou semestre. Cancelar totalmente esse tipo de projeto significa deixar o vendedor ou representante à deriva, o que pode implicar de forma muito negativa nos resultados comerciais”, comenta.

De acordo com o especialista, o momento exige adequação e alguns fatores são essenciais para um encontro digital bem sucedido. “No formato online, é importante que a empresa tenha controle do projeto. Conteúdos técnicos, apresentações de produtos, por exemplo, podem ser gravados previamente, para evitar problemas de transmissão e entendimento parcial. Outro fator é apostar no figital, formato que integra digital e físico. Enviar previamente camisetas personalizadas, brindes para um happy hour, amostras de produtos permite uma interação muito interessante entre gestores e representantes”, avalia.

Organização para um evento compacto e interativo

Produtora de malhas referência no cenário brasileiro, a Nanete Têxtil já definiu sua convenção online em 2021. O encontro, que acontece na primeira quinzena de janeiro, já está sendo preparado. “Focamos na segurança de nossos representantes. São mais de 70 pessoas em todo o Brasil e diante da pandemia fica inviável reuni-los durante um dia todo para a convenção. No formato online, serão quatro horas de evento, com boa parte do conteúdo gravado, apoio da equipe de tecnologia para dicas técnicas a fim de garantir a conexão, pausas programadas e momentos interativos para que nossos representantes possam contribuir com a empresa”, diz Adilson Douglas, gerente comercial da companhia.

Vídeos de aplicação das malhas com direito a desfile e apresentação da coleção pela equipe de desenvolvimento já foram preparados. “Outra ação que fizemos foi enviar previamente amostras da nova coleção para os representantes. Assim, eles terão essa experiência sensorial, de tocar e ver de perto os tecidos, mantida mesmo no formato online do evento”, destaca o executivo da Nanete Têxtil.

Segundo Vilela, a proposta da empresa é assertiva, dado o cenário atual. “Com um cronograma prévio bem estruturado, a convenção pode ser muito produtiva e garantir a manutenção da cultura, do propósito do negócio e o engajamento dos profissionais. Sem contar, é claro, a segurança da equipe, fundamental neste momento”, finaliza.

Sobre o consultor

Roberto Vilela é especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais. Atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte realizando palestras, consultoria comercial e treinamentos vivenciais. É autor dos livros Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e Caçador de Negócios, com dicas para performances de excelência profissional. Produz ainda séries de podcasts sobre estes assuntos, disponíveis nas plataformas Spotify e Itunes. E-books, artigos, áudios e vídeos disponíveis em www.orobertovilela.com.br.

Roberto Vilela, consultor empresarial Roberto Vilela, consultor empresarial


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar