Empresário de lavacar fez em um ano o que levaria 10: faturou R$1,5 milhão e atingiu a marca de 100 mil veículos lavados

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliane Scaratti
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Máquinas com atendimento automatizado, ultramodernas que não riscam e usam pouca água são a aposta do curitibano Felipe Boell.

Busca por higienização de veículos devido à pademia de Covid-19 aumentou o movimento na WOW e fez o empreendimento ultrapassar R$1,5 milhão em faturamento

O empresário Felipe Boell tinha o objetivo de fazer sucesso quando criou a WOW - Carro Limpo de 3 minutos - franquia de lava car. Mas, ele não imaginava que seria tão rápido!

Em pouco mais de um ano e com apenas uma máquina de car wash, o curitibano faturou R$1,5 milhão, atingindo a marca de mais de 100 mil veículos lavados. Em um lava car normal, seriam necessários mais de 10 anos para atingir este número!

E foi justamente na pandemia, que Felipe Boell viu o movimento triplicar na unidade lançada. "Com a necessidade constante de higienização dos veículos em ocasião da disseminação do coronavírus, aumentamos significativamente nosso faturamento. Então decidimos lançar mais três unidades, que já estão a todo o vapor. As quatro unidades lavam em média 12 mil carros por mês", conta.

Ideia da franquia

Tudo começou quando Felipe assumiu a administração do posto de combustiveis da família. Ele estava estudando formas de aumentar a lucratividade do negócio quando pensou no lava car.

"Estava acostumado a locar o espaço para a lavagem de carros a outras pessoas. Nem pensava que este seria o pulo do gato em nossos negócios", contou.

A ideia surgiu em uma viagem à Europa que já evolui para um estudo mais completo de máquinas disponíveis e de como era a dinâmica de lavagens em outros países.

"Foi quando me deparei com máquinas de car wash italianas supermodernas, de alta performance que não riscam e são ecologicamente corretas, pois utilizam pouca água, ou seja, cinco vezes menos se comparado a uma lavagem convencional. Não pensei duas vezes e trouxe uma para o Brasil".

O investimento inicial foi de R$400 mil em uma máquina com jatos de alta pressão, que eliminam desde a sujeira leve até a mais pesada, em todos os cantos e até o chassi do veículo.

Atendimento diferenciado

Além disso, Felipe criou um sistema automatizado para o atendimento, que facilita o ponto de venda do serviço, não tendo o cliente que necessariamente descer do carro para comprar a lavagem.

"Em época de coronavírus, isso está sendo fundamental para o negócio. Os clientes não precisam descer do carro, evitando o contágio pelo vírus", comenta Boell.

Ao administrador da franquia, a ferramenta apresenta também benefícios inéditos. Além de permitir a integração do car wash com a rede de cobrança do posto, esse sistema é munido de um BI (Business Intelligence) que traz indicadores em tempo real como o valor do ticket médio, qual serviço mais requerido e até o retorno sobre o investimento.

A franquia disponibiliza ainda os 'Consultores de Lavagem'. São eles que mostram as opções de lavagens ao clientes, tiram duvidas e operam as máquinas. Também indicam qual seria a melhor opção de lavagem a partir de um rápido diagnóstico do estado do veículo.

Saída para postos aumentarem lucratividade

No Brasil, a opção pela lavagem manual é a preferida, mas acaba sendo pouco rentável tanto para os proprietários dos empreendimentos quanto para os postos de combustíveis que oferecem o serviço ou locam o espaço.

Por isso, a WOW apresenta a oferta de um novo modelo de negócio, principalmente para postos de combustíveis, capaz de elevar o seu faturamento em mais de 1.500%. Isso é possível devido ao volume de carros atendidos pelo car wash da WOW. A máquina mais simples comercializada pela franquia pode atender até 7.500 carros em um mês e atingir R$150.000,00 de faturamento, ou seja, superando a média comumente encontrada na maioria dos lava cars pelo país.

De acordo com Felipe Boell, o tempo de lavagem nas máquinas da WOW leva de 3 a 12 minutos, dependendo da opção escolhida pelo cliente, que pode incluir polimento e secagem no pacote. “Ao escolher a sua opção de lavagem, o cliente pode ir acrescentando serviços adicionais. Muitos desses pacotes extras vem com um bom desconto, e isso não “engessa” o serviço”, diz Felipe.

"A WOW surgiu como alternativa para gerar uma renda extra ao posto. Mas, agora, o lava car é que está trazendo um fluxo de carros enorme para as unidades em que está instalado. Em finais de semana, temos registrado um aumento de até 80% na vendas de combustíveis que advêm de clientes que procuram as lavagens", ressalta Felipe sobre a experiência da WOW nos postos que administra.

Como ser uma franquia

Para quem desejar adquirir uma franquia da WOW, o pacote não inclui apenas o maquinário. Todo um trabalho de prospecção e capacitação é feito pela empresa. Isso vai desde a avaliação do espaço que será destinado ao empreendimento, análise do local em relação ao número de clientes, comunicação visual, marketing da rede de fornecedores homologados, acompanhamento de projeto, RH, recrutamento e seleção de operadores.

As máquinas de lavagem oferecidas hoje pela WOW são da modalidade de Pórtico com trilhos, podendo ser simples, duplas ou triplas. Ela realiza desde lavagem simples, até serviços mais complexos como lavagem de chassi, polimentos e secagem. A máquina simples realiza a lavagem básica em torno de 3 minutos enquanto que a lavagem somada à secagem e o polimento chega a 12 minutos. Já a tripla reduz o tempo da lavagem mais complexa para 7 minutos.