Brasil,

Cadeia frigorífica, desafios e oportunidades em tempos de crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Marcelo Bernardino, diretor de Energia e Indústria da Minsait no Brasil

A atenção do mundo está voltada, hoje, ao desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus. Todos os dias, as empresas farmacêuticas reportam seus avanços, criando uma grande expectativa para o fim de uma pandemia que gerou grandes mudanças e rupturas em escala global.

Ao mesmo tempo, a disponibilidade da vacina e sua distribuição geram um enorme desafio: a carência de uma cadeia frigorífica que possa suportar o transporte e o armazenamento da vacina, que deve ser de -70 e -80 graus centígrados.

A fragilidade desta vacina, que tem um curto tempo de vida em uma temperatura acima deste limite, gera uma dificuldade logística significativa tanto para postos de saúde quanto para as autoridades em diferentes países.

Este divisor de águas volta a evidenciar a importância de uma cadeia frigorífica altamente efetiva. Seja para a distribuição de alimentos, matérias-primas ou medicamentos, as cadeias frigoríficas devem ser desenhadas para manter suas propriedades desde sua saída da fábrica, seu armazenamento e transporte, até sua distribuição e chegada ao consumidor final.

Assim, uma cadeia frigorífica requer uma infraestrutura integral que cumpra com os regulamentos vigentes e os controles de qualidade para conseguir a medição da temperatura ao longo do trajeto. Isto é fundamental para poder demonstrar que os produtos mantiveram-se dentro da temperatura adequada a todo o momento.

As demandas e requerimentos de indústrias como a de alimentos e bebidas, saúde e manufatura, entre outras, são bastante pontuais neste sentido. Devido aos altos custos para manter uma cadeia frigorífica altamente efetiva, as organizações dependem quase que totalmente de terceiros.

Embora, em alguns países, a oferta pode ser variada e especializada para diferentes tipos de mercadorias, em outros pode estar monopolizada por alguns fornecedores. Não obstante, uma crise sanitária como a atual, na qual se colocou à prova a agilidade e a resposta das ofertas existentes, abriu também a possibilidade de inovar e ampliar o número de aliados com os quais se pode trabalhar.

Dois componentes que contribuíram de forma significativa para a eficiência e o monitoramento necessários das cadeias frigoríficas regionais e globais são a consultoria e a tecnologia.

A primeira tem foco especificamente na resolução de um problema de negócio, a partir de uma sinergia e comunicação constante entre o integrador ou consultor e a organização. As prioridades irão variar de uma indústria para a outra. No entanto, o objetivo final será sempre o mesmo: conservar as propriedades dos produtos e ampliar seu ciclo de vida.

A tecnologia, por outro lado, influenciou de forma importante na evolução das cadeias frigoríficas. Como um componente altamente crítico, tanto no back-end quanto no front-end, oferece meios para a coleta de dados e a geração de relatórios em tempo real que permitem ter um cenário amplo sobre o que acontece em ambas as extremidades da cadeia.

Especificamente, tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial (IA), blockchain, a segurança cibernética, os analytics e a robótica são cruciais para a formação de uma rede de fornecimento digital integrada. A estas são somadas inovações como sensores e sistemas de posicionamento global (GPS) que ajudam a montar um mapa muito mais preciso de condições presentes em cada um dos elos.

Por exemplo, é possível saber se, no trajeto, a temperatura adequada foi mantida sempre, se a porta do contêiner foi aberta e por quanto tempo, se o sistema de refrigeração foi apagado, bem como a quantidade de energia consumida.

A preservação da cadeia frigorífica é um processo delicado que precisa de tecnologia de ponta, materiais de qualidade e assessoria de especialistas. Além disso, por meio do aproveitamento desta tecnologia, é possível economizar em combustível e reduzir as emissões ao meio ambiente.

Calcula-se que 15% da energia mundial produzida a partir de combustíveis fósseis são utilizados para a refrigeração do transporte de alimentos. É aí que a inteligência artificial otimiza os processos de recebimento, saída ou amostragem, por exemplo, o que ajuda a reduzir o consumo de energia e os níveis de poluição.

Ao longo de sua evolução, as cadeias frigoríficas foram enfrentando importantes desafios. Hoje, devem ajudar a levar a vacina contra o Covid-19 a todos os lugares do planeta, mas também continuar garantindo o abastecimento de alimentos, apesar dos fenômenos econômicos, de saúde e climáticos que possam surgir.

O divisor de águas atual será também uma excelente oportunidade para se aplicar as lições aprendidas e resolver com mais objetividade os problemas de negócio mais urgentes.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 9 mil profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo