Brasil,

Correios: logística e privatização

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Baruffaldi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

freepik freepik

Economista e especialista em tecnologias para gestão de frotas e cargas, Daniel Schnaider fala sobre o panorama de privatização, soluções para o compliance, redução de custos e otimização para um dos serviços mais utilizados no país

Um cabo de guerra! De um lado o começo de uma nova era para os Correios, a privatização, que já deu o primeiro passo para acontecer em 2021. De outro, a sociedade que paga pelos reajustes e tem o acesso cada vez mais restrito aos serviços. Ainda, tem aqueles que recebem suas encomendas danificadas, e acreditam que vão ter quem cobrar após a concessão. Quantas pontas esse cabo tem?

A estimativa é que com a privatização, seja gerada uma receita para o governo de R$ 15 bilhões. Esse é um dos panoramas, mas pode ser que apostem em um modelo misto, ou seja, governo como o responsável e a empresa eleita como gerenciadora, além de manterem os correios como estatal e abrir o capital para ações na bolsa.

A necessidade de se levantar esta questão, exatamente nesta época do ano, o Natal, são os desafios da logística, levando em consideração que os Correios são detentores de 44% do mercado de entregas.

Economista e presidente da Pointer by PowerFleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas, Daniel Schnaider fala sobre esse processo de privatização dos Correios e soluções para os serviços.

“O uso de IoT ou a falta de, pode ser mostrado como uma necessidade urgente de privatização. Enquanto praticamente toda empresa grande do setor privado usa IoT para reduzir custos, prevenir acidentes e minimizar roubos e fraudes, temos as estatais com dificuldade prática de adotar inovações já comprovadas. O resultado social impacta cada um de nós por meio de serviços de menor qualidade e menos lucros, o que significa menos impostos para atender a programas sociais, saúde, educação e segurança."

Schnaider também traz alguns fatos e soluções sobre a problemática:

- Para a sociedade, que consome o serviço e não recebe suas encomendas por falhas dos Correios, é importante saber quais são as variáveis que podem existir dentro de uma cadeia logística. Entregadores são assaltados e temem áreas de risco, podendo usar de desculpas como “destinatário não encontrado”, “mudou-se” (mesmo quando o endereço está correto) e outras para preservar sua vida. Por isso, o uso da telemetria com a eficiência de um sistema de rastreamento e intercepção dos veículos, bem como um sistema de rotas seguro torna-se essencial.

- Uma das preocupações demonstradas em relação à privatização é o alcance de todo território nacional. Em uma visão de lucros, para uma empresa chegar em todos os cantos do país, inclusive os mais remotos e de difícil acesso, pode não ser muito vantajoso. Porém, para isso, um planejamento com uso da solução de redução de custos, em relação à logística e entrega, poderia distanciar essa problemática. Uma vez que a fiscalização do uso dos transportes e manutenção, além de um gerenciamento eficaz de rotas, pode trazer uma otimização considerável.

- Preços abusivos. Não se pode deixar de considerar que os preços de certa forma acessíveis podem se transformar em coisa do passado. Por isso, tanto o governo ou a empresa comtemplada, precisa incluir em seus projetos esse contexto, uma vez que preços justos não conseguem ser garantidos com gastos elevados.

- Mercadorias danificadas. O Sedex 10 tem sido o alvo dessa crítica constantemente. Tido como um clássico problema de compliance, pode ser solucionado com o investimento em câmeras e treinamento de funcionários, tanto na direção quanto nas atitudes em relação as regras da empresa, por exemplo. Soluções como a Pointer View, apresentam inteligência artificial capazes de reconhecer padrões não desejados e comportamentos antiéticos, e quando aliada a outras soluções de IoT pode também estar diretamente conectada a carga, trazendo maior segurança e redução no risco de falhas.

Para pensarmos em uma política estratégica para a solução das dívidas e problemas que acercam os Correios, é necessário criar oportunidades que considerem redução de custo, otimização de tempo e prevenção de manutenção e roubos. Ou seja, a IoT é necessária com ou sem privatização.

Daniel Schnaider é CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. É jornalista, autor e economista pela universidade Haptuha de Israel e pioneiro do comércio eletrônico e pagamento digital.

Sobre a Pointer By PowerFleet Brasil: A multinacional de origem israelense iniciou operações em 1994 e está presente no Brasil desde 2010. Em 2019, foi adquirida pela norte-americana PowerFleet®. A companhia é especializada no desenvolvimento de ferramentas, serviços e tecnologias para gestão inteligente de frotas de empresas e locadoras, com foco em soluções de telemetria. Além de possibilitarem uma redução de custos em torno de 20%, seus produtos proporcionam o monitoramento remoto dos veículos, diminuindo a incidência de fraudes, desvios de conduta e roubo de cargas. Com mais de 3 milhões de produtos de telemetria vendidos reúne mais de 50 mil carros, motocicletas, caminhões e implementos rodoviários rastreados no Brasil e 600 mil no mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar