Brasil,

Documentário “JUNTAS” destaca a quebra de barreiras de mulheres no mercado audiovisual brasileiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Betinardi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Lançado pelo coletivo I Hate Flash, a produção mostra os bastidores da cobertura inédita do Festival GRLS!, realizado exclusivamente por mulheres

Três dias antes da OMS declarar a pandemia do coronavírus, o I Hate Flash (IHF) tirou do papel um de seus grandes projetos: fazer a cobertura de fotos e vídeos de um festival com uma equipe 100% feminina. Foram meses de pesquisa, reuniões e apresentações para que cada detalhe ficasse perfeito. Então, nos dias 7 e 8 de março - Dia Internacional da Mulher, inclusive - a equipe de 14 mulheres do IHF produziu todo conteúdo audiovisual do Festival GRLS!.

Da experiência, surgiu o documentário “JUNTAS”, que será lançado oficialmente na próxima terça-feira, dia 08 de dezembro. A obra retrata os bastidores da cobertura e a união das mulheres para quebrar barreiras no mercado audiovisual. A diretora criativa do IHF, Clarissa Ribeiro, foi a responsável por assegurar que a identidade do coletivo estivesse presente no produto entregue. “A gente consegue ver como um trabalho feito exclusivamente por mulheres é rico, plural, original. Fiquei extremamente feliz de testemunhar isso”, destaca.

O evento escolhido não poderia ser outro. O GRLS! é um festival destinado a promover a consciência sobre o empoderamento feminino e da comunidade LGBTQIA+. Durante dois dias, passaram pelo Memorial da América Latina cerca de 25 mil pessoas que viram um line-up composto por dezenas de artistas mulheres, que se apresentaram em shows, palestras, workshops e debates. “Não consigo imaginar nenhuma empresa que tenha uma equipe 100% feminina tão boa quanto a nossa. É uma realização muito grande, fruto do trabalho de todas em indicar mulheres para os jobs e ensinar umas às outras”, conta orgulhosa a coordenadora e sócia do IHF, Clara Castro.

‘JUNTAS’ mostra os bastidores da entrega do material audiovisual, praticamente simultânea, que acontece durante o festival. “Tudo é feito em conjunto, com muita conversa, para entender quais profissionais se identificam com cada show ou artista. Assim, elas conseguem refletir a emoção no trabalho, na entrega da experiência de quem realmente viveu aquilo”, explica Carol Caddeo, coordenadora de produção do IHF.

Durante anos, a cinegrafista Karen Carvalho foi a única mulher a participar de coberturas de festivais pelo país e expressa a sensação de não se sentir mais só. “Olhar para o lado e não ver outra de você é muito doloroso. É muito gratificante não ser mais a única mulher e, principalmente, não ser mais a única negra”, comenta a profissional. “É nesse caminho que o I Hate Flash quer seguir, organizando e se estruturando para conseguir cada vez mais espaços como esse ocupados por mulheres tão capazes e talentosas”, complementa Clara.

Sobre o festival GRLS!

Entre as palestrantes do evento, estiveram presentes grandes nomes como Conceição Evaristo, vencedora do Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano, em 2019; a filósofa, feminista, escritora e acadêmica Djamila Ribeiro; a líder indígena Alessandra Munduruku; a Monja Coen; e a youtuber Jout Jout. O GRLS! contou também com grandes atrações musicais internacionais, entre elas a cantora britânica Kylie Minogue e o quarteto britânico Little Mix, que se apresentou no Brasil pela primeira vez. Entre as atrações nacionais, nomes de peso como Gabi Amarantos, Ludmilla, Linn da Quebrada, IZA, MC Tha e Mulamba.

O lançamento de “JUNTAS” acontece na próxima terça-feira, dia 08 de dezembro, a partir das 19h, no canal oficial do I Hate Flash no YouTube.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar