Brasil,

Dia Internacional do Voluntariado: Transforma Brasil quer quintuplicar o número de voluntários no país

Organização atua como uma plataforma de ativismo social e voluntariado conectando diversas pontas, além de desenvolver iniciativas de impacto positivo para empresas e organizações

Em 2019, cerca de 7 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário no país, 300 mil a menos do que no ano anterior, o que significa apenas 4% da população do Brasil. Um número extremamente baixo se comparado a outras nações, como os Estados Unidos, onde 30% das pessoas participam ativamente de ações de voluntariado.

Para mudar essa realidade, o Transforma Brasil, movimento que estimula o voluntariado e o engajamento cívico no país por meio de uma série de iniciativas, aposta na valorização do currículo social, incentivando empresas a levarem em consideração e com peso relevante a realização de atividades de voluntárias no currículo dos candidatos. Com isso, a organização espera impulsionar o número de voluntários no país chegando a 20% até 2025.

Desde 2018, o movimento vem desenvolvendo programas para empresas e organizações privadas para que elas passem a adotar essa metodologia em seus processos seletivos, profissionalizando, dessa forma, a cultura do trabalho voluntário, além de abrir uma porta fundamental para aqueles que buscam seu primeiro emprego. Até agora, o Transforma Brasil já desenvolveu programas de valorização do currículo social para cerca de 20 empresas/organizações.

"O voluntariado desenvolve o ser humano e o profissional de forma holística e integrada. Nessa experiência, eles aprendem sobre cidadania, a trabalhar em equipe, colocar a mão na massa e também a liderar. Nesse processo, eles desenvolvem valores e técnicas profissionais que dificilmente conseguiriam vivenciar em outro ambiente. Que empresa não quer esse perfil de funcionário dentro da companhia?", explica Fábio Silva, fundador do Transforma Brasil.

Empresas como Cyrela e a Neoenergia já contam iniciativas de valorização de currículo social, desenvolvidas com o apoio do Transforma Brasil. A organização também é a única do país a emitir o currículo social, ou seja, o histórico de todos os trabalhos que o voluntário tenha organizado por meio de sua rede.

Em linha com o objetivo de ampliar o número de voluntários no Brasil, o Transforma Brasil também lançou o programa Educar Transforma, iniciativa para geração de emprego e renda que deve receber aporte de R$ 25 milhões do Fundo Emergencial Transforma Brasil e de parceiros da organização. O fundo foi criado pelo movimento Transforma Brasil no início da pandemia com o objetivo de mitigar os impactos da crise em comunidades vulneráveis.

O programa será desenvolvido em três pilares: capacitação (qualificação com conteúdo digital), incubação (mentoria e acompanhamento com projetos e iniciativas sociais), aceleração (acesso a recursos financeiros e materiais). Dentro desse ecossistema, estão contemplados: ambiente virtual para capacitação e mentoria, mentores especialistas por área oriundos de instituições da rede Transforma Brasil (organizações da sociedade civil e empresas), kits de aceleração, microcrédito, definição das premissas para avanço nas fases do programa e acesso ao networking do ecossistema (parceiros, possíveis empregadores/empresas e investidores.

A ação tem como objetivo estimular o currículo social contribuindo para a valorização do mesmo diante da retomada do mercado e da abertura de vagas de emprego, promovendo assim a empregabilidade, além de fomentar o uso do microcrédito de maneira consciente em áreas de vulnerabilidade social, possibilitando acesso a recursos públicos e/ou privados dentro das comunidades.

"O Educar Transforma, por meio do fundo e com o auxílio dos nossos parceiros, promoverá uma série ações de educação cidadã e profissional para fomentar a empregabilidade e o desenvolvimento de microempreendedores (microempresas e negócios sociais), aumentando, dessa forma, as oportunidades para pessoas que foram afetadas pela pandemia", diz Silva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo