Renovigi estuda venda de parte da operação para expandir no país e ampliar o acesso da população à energia solar

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Guerra
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com crescimento anual superior a 100% nos últimos três anos, empresa estuda a venda de até 51% da operação, visando crescer no mercado

A Renovigi, líder na fabricação de sistemas fotovoltaicos no Brasil, está negociando com investidores a venda de até 51% de suas ações para expandir suas operações no mercado brasileiro, com o objetivo de ampliar o acesso da população a sistemas de energia solar a custos mais acessíveis, tanto nos centros urbanos quanto nas propriedades rurais, incluindo o agronegócio de pequeno e médio porte.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração e CEO da empresa, Gustavo Müller Martins, a venda deve representar um avanço significativo e virá acompanhada da abertura de um centro de operações na região Nordeste. "Temos consciência de que para continuarmos crescendo precisamos contar com investidores que queiram, de fato, nos ajudar a popularizar o uso da energia solar em todo o país", comenta o executivo. Fundada em 2012, em Chapecó, Santa Catarina, a companhia conta com soluções inovadoras em painéis, inversores e acessórios voltados à geração da energia produzida pelo sol.

Criada por um grupo de empresários com atuação em diferentes segmentos e investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a empresa vem crescendo mais de 100% ao ano nos últimos três anos e prevê faturar R$ 750 milhões em 2020. Já para 2021, a estimativa é atingir receita de R$ 1,5 bilhão, com a meta de chegar em R$ 5 bilhões anuais até 2025. Atualmente, a empresa conta com oito sócios, além de um corpo gestor, que atua para buscar soluções e parcerias para o crescimento contínuo das operações.

Para atender à crescente demanda nacional -- segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já ultrapassou a marca de 7 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica em usinas de grande porte e pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos. Desde 2012, o segmento já movimentou R$ 31 bilhões em novos investimentos privados no Brasil, tendo gerado mais de 180 mil empregos acumulados --, a Renovigi conta com três centros de operação e distribuição alocados em pontos estratégicos (nas cidades catarinenses de Chapecó e Itajaí e em Louveira, no interior de São Paulo). A empresa possui também uma rede de mais de 8 mil credenciados em todo o Brasil que comercializam equipamentos, serviços e soluções. "Os credenciados são nossos grandes parceiros, pois se relacionam diretamente com o cliente final e entendem suas necessidades. Assim, podemos oferecer serviços customizados, de acordo com o perfil de cada consumidor. Essa operação reduz custos e facilita o acesso do cliente aos kits de energia solar", explica Leonardo Hagen, diretor de operações e produção da Renovigi.

Com um modelo de negócio inovador, em parceria com a sua rede de credenciados, a Renovigi busca conscientizar a população de que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essa tecnologia proporciona também economia para o consumidor, pois gera redução de até 95% na conta de luz.

Para ampliar a conscientização da sociedade a respeito da importância da energia solar como solução sustentável, a fim de reduzir os prejuízos ambientais com a produção e distribuição de energia, a Renovigi conta com projetos sociais, como o Energia do Bem, criado em 2018 para doar e instalar sistemas fotovoltaicos em entidades assistenciais sem fins lucrativos. Em 2019, 100 instituições foram beneficiadas com o projeto.

"Em 2012, quando a empresa foi criada, o mercado de energia solar praticamente não existia no Brasil. Foi a aposta em uma ideia, que começou a dar frutos nos últimos anos. A Renovigi sempre esteve um passo à frente, sendo referência em equipamentos, tecnologias e suporte técnico no Brasil. Nós acreditamos que inovação, tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social fazem parte de um pacote de ações transformadoras e isso tem impacto positivo na sociedade. Nesse sentido, por exemplo, oferecemos soluções com custos mais acessíveis com foco na classe C, que é a parcela da sociedade que mais gasta proporcionalmente com energia", finaliza Gustavo Martins.

Sobre a RENOVIGI

A Renovigi Energia Solar foi fundada em outubro de 2012 com a missão de tornar o mundo mais sustentável, tendo o sol como inspiração. Entre seus valores está o respeito entre o time de colaboradores e a rede de credenciados e clientes. A Renovigi, é uma empresa que contém em seu DNA os três pilares da sustentabilidade: o social, ambiental e econômico. Diante do crescimento que a empresa e o mercado têm gerado nos últimos anos, a Renovigi sempre se preocupou em oferecer à sociedade uma grande parcela de suas conquistas. Por conta disso, criou o projeto Energia do Bem, que desde 2018, tem doado sistemas fotovoltaicos a entidades sem fins lucrativos de todo o Brasil. Em 2019, 100 entidades foram beneficiadas com sistemas de energia solar. Além da doação, a empresa ainda incentiva sua rede de credenciados a participar da ação, que se responsabiliza em realizar as instalações dos sistemas sem custo nenhum. Maior fabricante de sistemas fotovoltaicos do Brasil, a Renovigi possui mais de 1 milhão de painéis solares já instalados no país. Eleita pela EXAME e Deloitte como a Média Empresa com maior crescimento no Brasil por dois anos consecutivos. Em 2020, a empresa foi certificada pela GPTW, como excelente lugar para se trabalhar. O objetivo da Renovigi é oferecer suporte à rede de mais de 7 mil empresas credenciadas, para garantir aos clientes o melhor atendimento em produtos e serviços em sistemas fotovoltaicos conectados na rede em todas as regiões do Brasil.