Brasil,

CESAR desenvolve óculos que ajuda deficientes visuais a identificarem uso de máscara em interlocutores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Solução usa tecnologia de detecção facial e alerta sobre descumprimento de regras de distanciamento social

As imagens de pessoas usando máscaras no queixo ou penduradas apenas em uma das orelhas revelam que nem todos já adquiriram consciência sobre a importância do uso deste acessório para conter a contaminação do Covid-19. Neste sentido, cabe aos interlocutores destas pessoas adotarem medidas de segurança ao se relacionar com elas. Mas como fazer isso se quem estiver prestes a conversar com esses maus exemplos for um deficiente visual?

Felizmente, a solução para este público está em fase de desenvolvimento no centro de inovação CESAR, localizado no Porto Digital de Recife, uma referência em transformação digital do país. Trata-se de um projeto revolucionário de óculos especiais voltados à detecção facial. Ele identifica se os interlocutores do usuário estão usando máscaras e cumprindo o distanciamento social.

A ideia teve origem na série de óculos tecnológicos idealizados pelo mestrando da CESAR School Sandro Mesquita (38). Profissional das áreas de robótica e da automação, Mesquita, que tem sua carreira pontuada por invenções que facilitam a vida de deficientes visuais, ingressou em setembro de 2019 como aluno do Mestrado Profissional da instituição.

Os óculos, que atendem as exigências de prevenção das autoridades para evitar o contágio da pandemia do Covid 19, foram projetados com alta tecnologia de câmeras e placas. "Usamos uma câmera que está embarcada em uma placa chamada ESPCam. Trata-se de uma pequena placa, responsável por capturar as imagens que é fixa nos óculos e envia imagens via wi-fi para outra placa chamada de Raspberry Pi 4, localizada na cintura do deficiente. Essa segunda placa é responsável por todo o tratamento e processamento da imagem. Por áudio, o deficiente é alertado que está diante de alguém sem máscara", descreve Mesquita. O sistema também dispara alertas no caso da aproximação indevida de pessoas que não estão cumprindo o distanciamento social.

Eduardo Peixoto Chief Design Officer do CESAR afirma que este tipo de solução é mais um importante exemplo de como a pandemia acelerou projetos de transformação digital em todas as áreas da sociedade. "Essas aplicações que neste momento são focadas na área da saúde não desaparecerão e podem ser usadas em outros contextos relacionados à segurança, por exemplo. Como referência no estudo da transformação digital em todos os seus aspectos, o CESAR tem disponibilizado toda a sua estrutura e incentivado de todas as formas não só a criação, mas também o desenvolvimento e viabilização comercial de várias iniciativas com esta característica", diz.

A ideia do desenvolvimento dos óculos, que atende as regras de prevenção do contágio do Covid 19, teve a chancela do professor do mestrado da CESAR School, Victor Hazin da Rocha. "Tive auxílio dele para idealizar a invenção. Foi assim que surgiu a ideia de óculos que alertassem sobre o uso de máscaras e denunciassem a falta de respeito com o distanciamento social", diz Mesquita.

Segundo ele, testes indicaram que a invenção atingiu uma alta taxa de acurácia (nível de precisão de acertos) de 95%. "Esse índice demonstra que os óculos identificam com grande precisão se a pessoa à frente do deficiente visual está usando máscara", atesta Mesquita.

O pesquisador participa anualmente de eventos internacionais a convite de organizadores, e especialistas entusiastas de suas invenções. Ele também projetou óculos de reconhecimento facial com o objetivo de auxiliar deficientes na locomoção, garantindo mais segurança e independência aos usuários.

As invenções de Mesquita têm por trás um nobre objetivo que nasceu quando ele decidiu facilitar a vida de deficientes visuais, inspirado por uma pessoa próxima. "Essa pessoa trabalha em um salão de beleza e disse certa vez que seria ótimo poder identificar o cliente e chamá-lo pelo nome. Esse episódio me levou a ter a primeira ideia para óculos com reconhecimento facial".

Quanto ao projeto dos óculos que alertam os usuários sobre possíveis ameaças do Covid-19 , Mesquita não tem dúvidas de qual caminho seguir para facilitar os deficientes visuais. "O nosso objetivo está no conceito de custo mínimo. Vamos encaminhar a invenção para o governo, para que possa ser produzido com propósito social".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar