Brasil,

Como preparar a mão de obra para a implementação de novas tecnologias no canteiro de obras?

Ainda que a construção civil seja um dos setores mais beneficiados pela digitalização de processos, a implementação das novas tecnologias no canteiro de obras não tem se mostrado tão fácil.

De acordo com Simone Las Casas, Diretora de Marketing da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito, o principal desafio é enfrentar a resistência da mão de obra qualificada. “Essa dificuldade em aceitar a modernização das funções impacta diretamente na perda de produtividade, no aumento do desperdício e, consequentemente, do custo-benefício de uma obra”, avalia.

Para enfrentar essa resistência, a empresária aposta em alguns métodos. “Em primeiro lugar, é essencial que os gestores incentivem a implementação de novas tecnologias nas construções, e promovam treinamentos e campanhas para a adequação dos profissionais envolvidos”, explica Simone.

Segundo a empresária, também é importante que a equipe em campo compreenda os benefícios proporcionados pelas inovações, que incluem a redução de atrasos e o aumento da segurança de trabalho. “Além disso, por meio de softwares especializados em processos construtivos do canteiro de obras, por exemplo, é possível aumentar o rendimento dos profissionais, a qualidade dos serviços prestados e o lucro gerado”, observa.

O controle do processo construtivo e dos insumos no canteiro de obras também se torna mais eficiente com o auxílio da tecnologia, tendo em vista que essas soluções minimizam os erros na coleta e cálculo de informações e diminuem a chance de perda por meio do armazenamento em nuvem.

Simone lembra que as construtoras também podem usufruir das ferramentas tecnológicas disponíveis, mesmo após a conclusão de uma obra. “Já existem ferramentas disponíveis para a solução de problemas com o empreendimento já entregue e em uso. Por meio de dispositivos móveis, por exemplo, é possível identificar e solucionar eventuais transtornos, observando a necessidade de reparo ou não, conforme a garantia”, diz.

Para Simone, as mudanças, assim como em qualquer setor, devem ser naturais e bem planejadas. Desta forma, os resultados podem ser promissores para todos os envolvidos no universo da construção civil, desde construtoras e empreiteiras, aos funcionários e até mesmo o próprio usuário final.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo