Brasil,

Fim de ano sem celebração pode ter impacto negativo na vida das pessoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Deborah Carvalhal
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pixabay Pixabay

Psicóloga alerta que cobrança da sociedade e expectativas individuais são as grandes vilãs desse período

A Organização Mundial da Saúde fez o alerta: a "aposta mais segura" para o fim do ano é não realizar reuniões familiares neste Natal e Ano Novo, e evitar aglomerações por causa da Covid-19. A pandemia do coronavírus não permitirá que o fim de 2020 seja igual aos anos anteriores e, em vez de programar a viagem de Réveillon, hoje temos que pensar no que será possível fazer dentro do distanciamento social exigido. Adeus encontros com a galera em bares lotados, amigo secreto, festa de Natal com 50 parentes e virada de ano na praia repleta de gente.

Para a psicóloga Ana Gabriela Andriani, mestre e doutora pela Unicamp, os eventos de fim de ano são manifestações culturais, com características distintas no mundo todo, mas que ganharam uma importância muito grande no Brasil. “Os brasileiros comemoram o Natal e o Ano Novo de uma maneira muito específica. Existem comunidades que não comemoram o Natal, por terem outras religiões, como alguns países do Oriente Médio e da Ásia, por exemplo. O mesmo com o Ano Novo: quando comemorado, a celebração acontece de forma diferente do que aqui”.

Segundo a especialista, a importância para esses eventos está na significação relacionada a cada data. “Atribuímos ao Natal, aqui no Brasil, um significado de renascimento e para o Ano Novo, uma visão de encerramento de um ciclo para o começo de um novo”, explica. Ana Gabriela observa que, principalmente em relação à festa de Réveillon, existe um simbolismo relacionado à esperança de viver algo diferente, novo ou mais feliz no ano que se inicia. Mas é justamente essa expectativa que causa frustração nas pessoas. “O maior problema dessa época, no meu ponto de vista, é que existe uma obrigatoriedade de se estar feliz. É preciso comemorar, vestir-se de branco, fazer uma festa e demonstrar muita felicidade”, analisa.

Mas os simbolismos e significados dessas datas não são unânimes. “Algumas pessoas relacionam esses eventos a frustrações, perdas e, até mesmo, morte e ausência”, complementa. Ou seja, nem todo mundo gostaria de viver essas datas da mesma forma. Para essas pessoas, o ano de 2020 pode se adequar mais ao que elas esperam nos dias 25 e 31 de dezembro. Já para as que precisam dos eventos para sentir a renovação, a ausência das festas de fim de ano pode trazer uma sensação de frustração. Para muitos, a ideia de não desfrutar “da maneira certa” essas datas, com viagens e grandes celebrações, poderá gerar ansiedade e decepção.

É importante também observar as expectativas para 2021. Por conta da pandemia, muitas pessoas projetarão para o ano novo sentimentos de felicidade constante e de reparação da frustração e das perdas sofridas em 2020. Como não há garantias de que isso ocorrerá, a psicóloga teme que elas desenvolvam um quadro de tristeza ou até depressão. “Existe uma grande chance de termos resquícios da Covid-19 no ano que vem, principalmente relacionados à situação econômica. Provavelmente teremos um aumento da ansiedade devido às incertezas tanto financeiras quanto emocionais. É preciso ficar atento à necessidade e urgência que algumas pessoas possam desenvolver com relação às exigências individuais”, alerta.

Mas a experiência de um final de ano distinto aos anteriores também pode ser uma oportunidade. Para Ana Gabriela, a situação de crise pode ser uma chance de dar um novo significado às celebrações. “Toda vez que entramos em contato com essa sensação de finitude, como a que estamos vivendo agora, podemos aproveitar para fazer uma análise das nossas escolhas e uma ressignificação da vida. É claro que isso não é uma garantia: depende muito mais da pessoa estar aberta a essas possibilidades do que da oportunidade em si”, finaliza.

Sobre Ana Gabriela Andriani

Graduada em Psicologia pela PUC-SP, Ana Gabriela Andriani é Mestre e Doutora pela Unicamp. Tem pós-graduação em Terapia de Casal e Família pelo The Family Institute, da Northwestern University, em Illinois, Estados Unidos, e especialização em Psicoterapia Dinâmica Breve pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas/USP. Possui, ainda, aprimoramento Clínico em Fenomenologia Existencial na Clínica Psicológica da PUC-SP. Ana Gabriela acredita que o autoconhecimento influencia diretamente no trabalho, nas relações afetivas e na qualidade de vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar