Brasil,

Será a vida curta?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Será a vida curta?

Eis um tema do qual se ocupou Sêneca em De Brevitate vitae. Nesta obra, ele se dirige a Paulino. Todos se queixam de que a natureza não nos foi favorável dando-nos uma vida tão curta. E assim se amaldiçoa o rigor da natureza. Esta queixa é muito mais recorrente atualmente, em que temos inumeráveis recursos médicos, procedimentos e fármacos.

A pandemia no Brasil já ceifou muitas vidas e não vai parar por aí. Há lamentos dos que perderam seus entes queridos e com razão, pois muitos deixam o nosso convívio prematuramente, apesar do esforços e mercê de muito descaso das autoridades incompetentes, que aproveitam desta desgraça para ganhos políticos e, por que não o dizer, para aproveitar-se do desvio dos recursos públicos, o que é mais lastimável e reprovável.

Mas, o que nos adverte Sêneca em sua obra é “Não temos muito pouco tempo, mas perdemos muito. A vida é bastante longa; ela bastaria, e além, para a realização dos maiores empreendimentos, se todos os momentos fossem bem empregados”.

E de um modo rude, pede aos idosos, aos que chegaram aos 100 anos, para num exame de consciência examinar e calcular como usaram o tempo de sua vida, ocupada em tarefas e preocupações inúteis ou prejudiciais. Enumera ele o tempo perdido em correr atrás de empréstimos, de pagar dívidas contraídas para comprar inutilidades ou supérfluos. Em vez de se dedicar à família correu atrás de amantes e ficou em intrigas com sua esposa e familiares. Acrescentemos no momento, o tempo em preencher formulários burocráticos em vez de estar procurando atingir objetivos mais significativos e importantes. Correm atrás de bens que em vez de louro são apenas coisas de brilho lantejoulesco.

A burocracia é uma fonte inesgotável de consumo de tempo, se computarmos com sinceridade conosco mesmos. Insisto em ser sincero, porque Jaime Balmes (1810-1848), filósofo espanhol dizia que o homem tem a incrível capacidade de se enganar a si mesmo, veremos os que estão muito ocupados, ocupamo-nos com muitas inutilidades e futilidades, que nos ocupam em demasia. E todos concordam que um homem muito ocupado não pode fazer nada de bom, ele só se preocupa em viver executando maquinal e rotineiramente tarefas, muitas vezes sem razão de ser, apenas para “cumprir tabela”. Tarefas que não entusiasmam e não tem outro apelo senão o fato de serem impostas; tarefas que não são realmente assumidas julgadas como merecedoras de esforços a serem dispendidos, merecedores da dedicação de precioso tempo de vida.

Há mestres em todas as ciências, mas não para a ciência e a arte da vida, pois é a mais difícil, a arte de viver, a ciência de saber viver e requer o aprendizado de toda a vida; como também é muito difícil aprender a morrer.

Geralmente, as pessoas evitam o tema da morte pensando que o presente seja perene ou eterno: porém, fugit irreparibile tempus. É preciso dar ao instante seu pleno sentido e fazer do instante, o beijo da Eternidade no tempo. Pois a vida é constituída de momentos, eles fluem e a vida passa, sendo o instante um fluir ou escoar-se no passado abrindo-se ao futuro e ao que há de vir, instantes e momentos que não nos pertencem senão como um lampejo, um brilho lantejoulesco irrepetível, e esse evanescer em constante fuga do presente, no mesmo instante, para o passado que já se foi; assim é e se esvai, se escoa a vida. Se apenas considerarmos o fluir, a vida é muito breve.

Em vez de queixar-se da brevidade da vida, necessário é pensar como se esquece de viver correndo atrás de ouropéis, com uma alegria tola e uma cupidez voraz. Quanto tempo se desperdiça em redes sociais, sereia de nosso tempo, que a muitos encanta, mas que subtrai preciosos momentos na distração fútil e em conversas fátuas e vãs.

Muitos esquecem de viver, pois morrem a conta gotas, e não compreendem que estão morrendo prematuramente. “Pois viver mal, não refletida, sábia e piedosamente, dizia Demócrito, não é viver mal, mas ir morrendo durante muito tempo”.

Autor: Dr. Alvino Moser é decano e professor do Programa de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias; leciona Fundamentos Epistemológicos da Mediação Tecnológica, e faz parte da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar