Brasil,

Especialistas comentam posição do STF que anula decisões do Conama sobre manguezais e restingas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renato Santana
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em julgamento em plenário virtual, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para anular a decisão tomada no final de setembro pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que reduzia proteções em áreas de restinga e manguezal.

A relatora do caso, ministra Rosa Weber, já havia concedido, em outubro, liminar suspendendo a revogação pelo Conama das resoluções 284/2001, 302/2002 e 303/2002, ocorrida na última reunião do órgão ambiental. A liminar é válida até o julgamento do mérito por todo o STF das ações sobre esse tema.

Votaram até o momento pela anulação da validade da última reunião do Conama os ministros Alexandre de Moraes. Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin e Marco Aurélio Mello, formando maioria. Não há previsão para a conclusão do julgamento e os ministros podem mudar seus votos até que isso aconteça.

Um grupo de cientistas de várias instituições, entre eles membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), já havia enviado a Rosa Weber e ao presidente da corte, Luiz Fux, uma carta pedindo que a decisão do Conama fosse anulada.

O documento solicitava ainda a restauração da composição do colegiado, alterada desde 2019 por um decreto presidencial. Na carta, os cientistas apontaram, entre outros dados, que “os ecossistemas costeiros brasileiros já foram drasticamente reduzidos e alterados desde a época colonial. Cerca de 25% da vegetação natural de mangue no país foi perdida, de acordo com dados do ICMBio, sendo que supressões localizadas nas regiões nordeste e sudeste chegam a 40% da área original”.

Para comentar o assunto, colocamos à disposição os seguintes membros da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN):

ESPECIALISTAS

ALEXANDER TURRA, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN). professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. É especialista em manguezais e restingas.

BRAULIO DIAS, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN). É professor do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, ex-secretário executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

CRISTINA SEIXAS GRAÇA, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Sobre a Rede de Especialistas

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar