Brasil,

Qual é a relação entre a crise hídrica e o óleo jogado na pia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aroldo Glomb
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Qual é a relação entre a crise hídrica e o óleo jogado na pia?

A preocupação da Ambiental Santos vai além da reciclagem de óleo de soja usado, alcança toda a cadeia ecológica - ainda mais agora, com o cenário de crise hídrica - principalmente em Curitiba e Região Metropolitana cujo nível dos reservatórios é de 27,50% de acordo com levantamento da Sanepar do dia 29 de outubro.

Em outras palavras: a estiagem é severa, afetando não só a capital como toda a Região Metropolitana de Curitiba nos últimos 12 meses, gerando um déficit hídrico em torno de 650 milímetros.

O cenário é grave

Com pouca água, o fornecimento da Sanepar precisou ser adaptado para rodízios com intervalos de 36 horas, para não gerar desabastecimentos. Se não chover nos próximos dias e o percentual do reservatório atingir 25%, o rodízio que está atrapalhando a vida de todos desde março, vai passar para 48 horas.

Por isso que todo cuidado com a água é pouco e jogar óleo na pia não deve (ou pelo menos não deveria) acontecer. Em tempos de escassez, em que as entidades governamentais discutem planos alternativos para cuidar da água, a população deveria fazer o seu papel mais ativamente para minimizar as consequências da crise hídrica.

“Muito já se falou sobre o quanto o óleo pode contaminar a água e que um único litro de óleo de cozinha pode poluir até 10000 litros de água — e alguns especialistas entendem que este mesmo litro de óleo pode ser mais prejudicial, atingindo até um milhão de litros de água! O volume é o que uma pessoa consome durante 14 anos! Acrescente nesta matemática que a cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos e os 37 restantes são perdidos em situações como vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos” reforça Vitor Dalcin, Diretor Executivo da Ambiental Santos.

Por isso, todo cuidado com a água é pouco. A média de uso diário recomendado pela ONU é de 110 litros por habitante/dia, porém o Instituto Trata Brasil apontou que o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia. Ou seja, estamos gastando 51% a mais do que é recomendado.

Faça sua parte;

1 - Não gaste água sem necessidade com banhos longos ou lavando carros e calçadas
2 - Verifique se há alguma fuga de água em vazamentos na sua casa ou empresa
3 - Separe o óleo vegetal para reciclagem e não contamine o pouco de água que ainda nos resta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar