Brasil,

Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças se expande com nova adesão

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabrina Daspett
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Danone se une ao Compromisso voluntário, que já conta com 14 companhias do setor de alimentos e bebidas, e terá suas campanhas publicitárias verificadas por auditoria independente a partir de 2021

A Danone, multinacional de alimentos e bebidas com foco em categorias voltadas para a saúde, é a mais nova signatária do Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças. Por meio do Compromisso, empresas do setor de alimentos e bebidas estabeleceram critérios nutricionais unificados e concordaram em não realizar publicidade para menores de 12 anos de produtos em desacordo com estes critérios. As empresas signatárias têm suas campanhas publicitárias verificadas por auditoria independente, realizada pela KPMG, para avaliar a adesão ao Compromisso. Como o processo de verificação de 2020 está em curso, as ações publicitárias da Danone serão avaliadas a partir de 2021.

Vigente desde 2017, o Compromisso vem ganhando novos adeptos e, com a participação da Danone, chega a 14 signatários: Ambev, Coca-Cola Brasil, Danone, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Grupo Heineken, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever. Em 2019, a aferição das ações publicitárias realizada pela KPMG indicou 100% de adesão das marcas ao Compromisso em Outras Mídias; 99,2% em Internet; 90,6% em Cinema; e 89,4% em Televisão. Foram analisados 560 canais de internet, 300 filmes e 290 programas de TV.

O objetivo da iniciativa, que é voluntária, é ampliar o papel da indústria na política de marketing e publicidade responsável para crianças e a conscientização das marcas a partir da limitação do perfil nutricional dos produtos e da composição da audiência. Para efeitos do Compromisso, é considerada audiência infantil aquela composta por 35% ou mais de crianças menores de 12 anos.

As empresas têm seus anúncios verificados em períodos nos quais há maior exposição das marcas de produtos para o público infantil: férias de janeiro, Páscoa, Dia das Crianças e Natal. A análise de aderência das marcas acontece em quatro categorias de mídia: Internet (sites e mídias das marcas e de seus produtos, redes sociais de influenciadores mirins e sites de conteúdo direcionado ao público infantil); Televisão (aberta e fechada); Cinema; e Outras Mídias (DVDs, marketing direto, jogos interativos, outdoor marketing e marketing móvel, além de SMS).

A aferição da aderência das marcas ao Compromisso é realizada a partir da análise dos planos de mídia das companhias e de evidências, além de contar com o apoio de uma ferramenta de inteligência artificial, chamada KPtura, especialmente desenvolvida para a identificação de anúncios destinados ao público infantil na internet, em sites e redes sociais.

"O uso de uma ferramenta inteligente é especialmente importante no universo online, pois sabemos que o controle do acesso de crianças aos conteúdos não é tão simples", afirma o sócio da KPMG, Lucio Anacleto. O Compromisso é uma das primeiras iniciativas a contar com sistema de verificação no ambiente digital.

O relatório completo de verificação de aderência, bem como mais detalhes sobre a iniciativa estão disponíveis no site: www.publicidaderesponsavel.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo