Brasil,

Benefícios da Internacionalização de Startups em Tempos de Pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Cechinel
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em todos os setores das nossas vidas, o descontentamento é o combustível necessário na busca por novas oportunidades. Diante da polarização política do Brasil e do ambiente empresarial desfavorável, a internacionalização de empresas e startups é uma alternativa para os profissionais que almejam estabilidade e melhores condições de vida.

Por se tratar da maior e mais estável economia do mundo, companhias que se instalam nos Estados Unidos, por exemplo, recebem uma espécie de "selo de qualidade", fazendo com que as iniciativas ganhem credibilidade e atraiam holofotes de todo o globo. Já os gestores passam a ter acesso a uma legislação trabalhista favorável, com regras tributárias bem mais simples.

Segundo Renato Alves, Diretor de expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em internacionalização de negócios, a crise do novo coronavírus e o dólar alto não têm sido obstáculos para quem quer investir no exterior. Os únicos empecilhos são as fronteiras fechadas e a suspensão temporária da emissão de alguns vistos de trabalho.

"Começar algo do zero ou abrir filiais em terras norte-americanas significa a garantia de uma boa colocação no mercado de trabalho, além da chance de conquistar o visto de residência permanente e receber salário em moeda forte e com alta liquidez. No entanto, nem tudo são flores: é preciso estudar com bastante cautela o segmento de atuação onde a empresa será sediada e adequá-la aos padrões internacionais", explica.

Contudo, nesse momento de contenção do novo coronavírus, para que os empreendedores não se arrisquem, surgiram opções alternativas de internacionalização. O StartOut Brasil, por exemplo, programa do Governo Federal que ajuda startups a fazerem negócios no exterior, está promovendo uma missão virtual para a Colômbia. Até dezembro de 2020, as 40 empresas selecionadas participarão de atividades como treinamentos de pitch, mentorias coletivas de mercado, webinars com players do mercado, mentorias técnicas, agenda de negócios organizada por matchmaker, sprints de mentoria em internacionalização, apresentação de pitch para feedback de um público qualificado e Demoday para investidores.

Como o sonho de operar em outro país é comum e quase unânime no empreendedorismo, reunimos as principais vantagens da internacionalização em tempos de pandemia:

FACILIDADE PARA ABRIR UMA EMPRESA NO EXTERIOR:

De acordo com Renato Alves, os processos para a abertura de empresas nos Estados Unidos continuaram sendo protocolados normalmente, mesmo diante da pandemia. "Abrir uma firma nos EUA é muito simples, sendo necessário apenas um passaporte válido e um comprovante de residência brasileiro. O procedimento é feito via e-mail e a licença para atuar fora é liberada em menos de 30 dias", conta.

DÓLAR ACIMA DE R$ 5:

A valorização da moeda estadunidense pode trazer uma série de benefícios, já que é em períodos de incertezas que ela apresenta maior valorização. "Já não é mais novidade que quando há uma piora conjuntural, todos os ativos são afetados negativamente de forma simultânea, porém, uma das vantagens de investir no mercado exterior é justamente tentar evitar esse efeito. Quando os empreendedores colocam uma parte do seu patrimônio fora do seu país de origem, ele tem a certeza de que caso os seus ativos brasileiros percam valor, os seus ativos atrelados ao dólar irão valorizar", explica o Diretor de Expansão da Bicalho.

VANTAGENS IMIGRATÓRIAS:

A internacionalização, embora valorize o negócio e permita que os empreendedores ganhem em escala, se relacionem com fornecedores locais, ampliem o networking e tenham acesso a uma legislação trabalhista e regras tributárias descomplicadas, não garante a residência no novo país. "Para que os CEOs não cometam erros substanciais durante a transição, contar com o apoio de assessorias especializadas para a elaboração de um minucioso planejamento estratégico, tributário e financeiro é fundamental. Empreender na terra do Tio Sam também possibilita vantagens imigratórias e há vistos específicos para cada tipo de situação", finaliza Alves.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo