Brasil,

Black Fraude: aprenda a se proteger dos golpes na Black Friday

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Black Fraude: aprenda a se proteger dos golpes na Black Friday

Por Juliano Carneiro e André Emídio, sócios do RevoBank

Todos os anos os consumidores aguardam a Black Friday para economizar dinheiro com os descontos do comércio. Com a pandemia e menos visitas às lojas presenciais, a próxima edição deste evento global no dia 27 de novembro será marcada pelas compras online e, consequentemente, o aumento do número de problemas de cibersegurança - os famosos golpes. Durante o período de isolamento social, observamos o número de ataques cibernéticos explodir e, infelizmente, isso deve se repetir durante a semana de promoções.

Contudo, com o orçamento mais apertado, o consumidor não pode perder a chance de pagar mais barato. Por isso, o objetivo não é desencorajar as compras, mas, conscientizar sobre boas práticas para que essa oportunidade não traga prejuízos ao invés de economia. Pensando em segurança, listamos abaixo os principais golpes e como fazer para se proteger:

Phishing - Este é um golpe muito comum que não utiliza nenhuma engenharia avançada, apenas a falta de atenção do usuário. Grande parte das vezes, o consumidor é transferido para um site falso ou clonado através de um link que pode ser enviado pelo whatsapp, mídias sociais, SMS, e, principalmente, por e-mail. O usuário não se dá conta que está em um endereço clonado de loja famosa ou instituição financeira e acaba informado seus dados pessoais e de cartão de crédito.

Com algumas medidas simples de proteção é possível evitar dores de cabeça: se não estiver comprando de lojas conhecidas, verifique a reputação nas mídias sociais, Google e Reclame Aqui. Não abra links desconhecidos e sempre observe se o endereço do site está correto e condiz com a empresa que você pensa em acessar - muitas vezes o criminoso usa endereços de domínio e subdomínios parecidos para confundir, às vezes o que muda é uma letra ou o final do link (.com/.br).

Outro cuidado importante e precioso nesta época é a atenção redobrada com falsos cupons de desconto e redirecionamento para sites suspeitos a partir destes links. Antes de preencher ou pagar, confira sempre o endereço do site no navegador e, na dúvida, feche a página e abra você diretamente do seu navegador.

Site Falso - Muitos sites aparecem na Internet com grandes promoções em especial na Black Friday. São e-commerces muitas vezes bem estruturados, inclusive com certificado de segurança, porém o único objetivo destes criminosos é de receber o pagamento e não entregar o produto prometido. O cliente, atraído pelo grande desconto e facilidade de parcelamento, acaba preenchendo os dados, realizando o pagamento sendo por boleto, cartão ou qualquer outro meio, porém, a mercadoria nunca chega.

Pesquise sobre a loja que está comprando, veja se tem boa reputação nas redes sociais, nos comentários, ou em sites de defesa do consumidor. De maneira geral, na dúvida, desconfie de descontos astronômicos e sempre pesquise em outros sites de ofertas para se assegurar que está fazendo bom negócio. Importante ressaltar que, caso seja vítima de algum golpe, procure imediatamente uma delegacia e ligue imediatamente para sua instituição bancária. Com atenção e responsabilidade, a Black Friday pode ser a oportunidade de garantir grandes descontos e ótimas experiências.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar