Brasil,

Combate a incêndios mobiliza oito helicópteros da Helisul e soma mais de 480 horas voadas

Operações dessa natureza devem demandar cada vez mais equipamentos para o combate ao fogo nos próximos anos. Muitos proprietários rurais usaram pela primeira vez helicópteros para apagar incêndios

A elevada demanda por helicópteros para combate ao incêndio surpreendeu a Helisul esse ano. Ao longo de diversas semanas, em agosto, setembro e outubro, foram pelo menos oito helicópteros dedicados, com uma média de 70 horas mensais de voo cada uma. “Não conseguimos atender toda a demanda para o combate a incêndio por falta de aeronave”, disse o Comandante Robinson Bordin, diretor de Operações da Helisul.

Bordin, que também é piloto com formação especial para atuar no combate ao fogo, explica que as operações começam logo ao nascer do sol para a busca de focos de incêndio. “Às 5h40, o fogo é baixo, tem um palmo de altura, mas quando dá 9h30 já são labaredas com um metro e meio de altura. Não dá para enfrentar facilmente”, disse. A proposta do trabalho deve ser não deixar o fogo avançar e ficar incontrolável. Grande parte das operações em que a Helisul participou aconteceram no Mato Grosso do Sul, a maioria resultado de contratações públicas de emergência e também privadas.

Há alguns anos a empresa aposta nesse nicho de mercado, o combate a incêndios, mas a demanda em 2020 surpreendeu a todos. “Vimos muitos clientes que nunca haviam usado helicópteros no combate ao fogo, só aeronaves de asa fixa, e ficaram surpresos com o resultado”, disse Bordin.

O trabalho dos pilotos e brigadistas começa com o nascer do sol e termina ao entardecer. A busca por focos se dá visualmente e também através do radar da Nasa. O processo inclui a busca de água para encher uma bolsa que pode ser de 400 a 850 litros, dependendo do modelo e capacidade de carga do helicóptero, para usar no combate ao fogo. As aeronaves usadas em operações dessa natureza precisam de certificação especial, assim como o piloto precisa passar por treinamento teórico e prático.

“Em países com problemas de queimadas, eles já usam aeronaves maiores e outros recursos para enfrentar o fogo”, disse Bordin. O executivo acredita que a demanda deve ser crescente nos próximos anos.

Saiba mais sobre a Helisul

Fundada em 1972, a empresa começou operando voos panorâmicos em Foz do Iguaçu, administrada por empreendedores da então Companhia Tropical de Hotéis, pertencente à Varig. Depois surgiu a Tropical Táxi Aéreo, mais tarde transformada em Helisul. Mas foi nos anos 1990 que a empresa expandiu os serviços e as bases por todo o Brasil, sob o comando dos comandantes Eloy e Celso Biesuz. Hoje conta com uma estrutura completa de hangares, equipe administrativa, de manutenção aeronáutica e pilotos altamente capacitados. Está presente em diversas regiões do Brasil (Curitiba, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais, Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro, São José e São Paulo), prestando serviços aéreos especializado (SAE), serviços de fixed base operator (FBO), manutenção, gerenciamento e fretamento de aeronaves, transporte aeromédico e voos panorâmicos. A frota atual da Helisul é composta por mais de 50 aeronaves, entre helicópteros e aviões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo