Brasil,

Arte concreta: arquitetura e debate

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Arnold
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ciclo de debates para jovens estudantes aborda de forma crítica o processo criativo da arquitetura

O processo de criação de um projeto arquitetônico é rico e cheio de meandros que envolvem tempo, espaço e narrativas territoriais. Partindo de grande experiência, os arquitetos Marcello de Oliveira (KPMO) e Rosana Parisi (PUC-Poços), e a editora e escritora Keila Prado Costa (KPMO) promovem o ciclo de debates “Arquitetura, Desenho e Palavra: 5 caminhos para a formação do arquiteto”.

Segundo Keila Prado Costa e Marcello de Oliveira,

A ótima repercussão do livro Gustavo Penna 73/83 entre professores e estudantes mostrou que os jovens universitários têm a necessidade de conhecer melhor o processo de criação arquitetônico. Muitos livros abordam a obra pronta e nossa decisão editorial em mostrar o processo criativo de Gustavo Penna abriu novas possibilidades de leitura de projetos icônicos, como a Academia Mineira de Letras, a Band-Minas, a Casa Pirâmide. Como todo processo de criação é cheio de idas e vindas, desenho e redesenho, delineamos esse ciclo de debates em parceria com a PUC-Poços de Caldas, com a participação de especialistas experientes, para dar a oportunidade aos estudantes de explorar esse processo ao máximo.

Os webinários acontecem entre os dias 07 e 11 de dezembro. Dentre as temáticas abordadas serão discutidas a importância do contexto e das preexistências territoriais; a importância da liberdade no momento de colocar as ideias no papel; a imprescindível arte de entender e respeitar a realidade local e, por último, os artistas falarão sobre os grandes mestres da arquitetura que os inspiram a pensar fora da caixa.

As inscrições já estão abertas e vão até 18 de novembro pelo site da hotmart. O valor para participar dos cinco dias do ciclo é de R$150,00 e os inscritos também receberão em casa o livro Gustavo Penna 73/83, obra elaborada cuidadosamente pela KPMO Cultura e Arte, editora especializada em livros personalizados.

Entre os convidados dos webinários estão grandes nomes da arquitetura, como o mineiro Gustavo Penna, professores das principais escolas do país: Luís Antonio Jorge (FAU-USP), Flávio Carsalade (UFMG) e de empresas do segmento da construção civil, Rosane Beviláqua (Gerdau).

O livro Gustavo Penna 73/83 abre a coleção “Gustavo Penna: 50 Anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, composta por 5 volumes. Esta edição apresenta contexto da arquitetura mineira na arquitetura brasileira, bem como os primeiros dez anos de produção de Penna, um dos maiores expoentes da arquitetura nacional.

Serviço:

Ciclo de Debates: Arquitetura, Desenho e Palavra: 5 caminhos para a formação do arquiteto.

Inscrições de 28 de outubro e vão até 18 de novembro

Link para inscrição: https://bit.ly/3lfO4bq

Data do evento: 07 a 11 de dezembro

Palestrantes: Marcello de Oliveira; Keila Prado Costa; Rosana Parisi; Gustavo Penna; Rosane Bevilaqua (Gerdau); Ângelo Oswaldo; Luís Antônio Jorge; Esther Cervini; Maria Teresa Diniz e Flávio Carsalade.

Iniciativa: KPMO Cultura e Arte e PUC Minas Gerais

Ficha Técnica:
Gustavo Penna 73/83
Organização: Rosana Parisi
Edição: KPMO Cultura e Arte
Ano: 2019
Número de páginas: 256 páginas
Medidas: 23×28 cm
Link de compra: https://amzn.to/33v4dUs


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar