Brasil,

As várias facetas e competências de um bibliotecário

Com o acontecimento da pandemia do Covid19, muitas áreas precisaram se reinventar. Nesse contexto, faz-se necessário pensar em como a biblioteconomia sofreu os impactos dessa crise e de que forma as várias facetas e competências dos profissionais da área podem contribuir para se adaptar aos novos cenários.

Para o vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo, João de Pontes Junior, desde sempre, a biblioteconomia passou por fases em que se temia que algo inovador fosse extinguir a área. “Primeiro foi o computador, depois o CD-ROM, com suas bases de dados. Então veio a internet, com seus portais de busca e, depois, os E-books. Agora existem as famigeradas bibliotecas digitais. Mas o que o bibliotecário precisa sempre se lembrar é que para a informação estar em qualquer lugar, ela precisa estar bem estruturada e ser feita por um profissional de biblioteconomia, que vai organizar, classificar, catalogar e indexar a informação”, diz.

De acordo com o Gerente Bibliotecário do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP, Gildenir Carolino dos Santos, os bibliotecários possuem habilidades únicas para organizar informações com a finalidade de encontrar fontes de informações. “Isso pode ajudar os editores e pesquisadores a compreender melhor as ferramentas que podem ser úteis para o contexto das solicitações de indexações em grandes agências nacionais e internacionais, no contexto necessário para garantir com exatidão e veracidade as informações para a indexação dos dados”, afirma.

Gildernir faz palestras sobre o assunto e destrincha todas as facetas e opções profissionais dentro da biblioteconomia, citando dez possibilidades. São elas: bibliotecário de unidade de informação, bibliotecário de base de dados, bibliotecário de bibliotecas digitais, bibliotecário de normas técnicas, editor, bibliotecário de indexação, bibliotecário de curadoria e preservação digital, bibliotecário de metadados, gestor de portais periódicos e bibliotecário de editoração científica.

Para ele, o profissional bibliotecário tem que investir em si mesmo ao longo do seu aprendizado e fazer vários papéis ao mesmo tempo, especialmente agora que estamos na era digital e na sociedade da informação e do conhecimento e, nesse exato momento, isso é ainda mais necessário com o marco da pandemia. “É preciso apostar no seu potencial para se tornar um editor bem sucedido, capaz de administrar, criar e inovar em publicações científicas eletrônicas para uma sociedade interessada na informação”, conclui.

Quem quiser saber mais sobre o tema, poderá acessar o canal do Youtube do CRB-8 SP e conferir a live realizada no dia 20 de outubro, ou clicar neste link:

Sobre o Conselho Federal de Biblioteconomia.

O Sistema CFB/CRB é composto pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia. O objetivo do Sistema CFB/CRB é atuar em prol da sociedade brasileira por meio da sua principal missão: fiscalizar o exercício profissional do bibliotecário, cuja operacionalização é feita pelos Conselhos Regionais. Para o Sistema CFB/CRB um país aparelhado com bibliotecas contribuirá na formação de cidadãos esclarecidos, críticos e participativos, condição sine qua non para o progresso de uma nação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo