Brasil,

Blackground: conheça 5 mulheres negras que arrasam por trás das câmeras

Profissionais negras do audiovisual e do entretenimento ocupam cada vez mais espaços

Sabemos que o mercado de entretenimento ainda peca quando o assunto é representatividade. Programas de televisão, séries, novelas e filmes possuem em seu quadro de funcionários uma quantidade esmagadora de diretoras, roteiristas, apresentadoras, atrizes e tantas outras profissionais brancas.

Durante muitos anos, a presença de profissionais negras na TV ou no cinema, na maior parte das vezes, estava diretamente ligada a personagens e aparições que reforçam estereótipos racistas. Com o passar do tempo, o mercado foi se enegrecendo com profissionais das mais diversas áreas, comandando e ocupando espaços em cargos que, muitas vezes, eram dominados por homens, tendo mais voz e vez para representar tudo aquilo que são de forma legítima.

Hoje, embora na frente das câmeras (na dramaturgia e publicidade) essa mudança seja mais aparente, nos bastidores, o cenário ainda é bastante desafiador para as mulheres negras. Mas nada que intimide a leva de excelentes profissionais desta lista, que têm mostrado a potência da mulher negra no audiovisual também atrás das câmeras. Confira:

Kenya Sade, gerente de programação

Kenya Sade, 26 anos, é jornalista e estagiou por mais de dois anos na TV Cultura, onde se apaixonou pelo jornalismo televisivo. Em 2018 fez um intercâmbio para Irlanda e deu início ao projeto autoral Pretas Pelo Globo, uma plataforma colaborativa que celebra e traz visibilidade às conquistas de mulheres negras espalhadas pelo mundo. A jovem comanda toda a grade de programação da Trace Brasil, que dedica 24 horas a conteúdos focados na cultura afrourbana.

Thais Pontes e Renata Andrade, roteiristas

O cenário da dramaturgia brasileira também apresenta mudanças. Thais Pontes e Renata Andrade são as duas roteiristas da próxima série de humor da Globo, “Encantado’s”. Mulheres negras e de origem periférica do Rio de Janeiro, ambas vêm crescendo na emissora e esse será o primeiro projeto solo assinado pelas duas.

Juliana Vicente, diretora

Diretora e roteirista da série brasileira Afronta!, da Netflix, Juliana Vicente já foi premiada no Festival de Cannes pela coprodução de A Terra e a Sombra. Ela é uma das poucas mulheres que ocupam esse espaço e vem ganhando cada vez mais destaque com o seu trabalho.

Sabrina Fidalgo, cineasta

Sabrina Fidalgo, multipremiada diretora e roteirista carioca, estudou cinema na Escola de TV e Cinema de Munique (Alemanha) e na Universidade de Córdoba (Espanha). Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo. Em 2018 foi eleita pela publicação americana BUSTLE a oitava cineasta mais promissora do mundo, numa lista com 36 diretoras internacionais.

Nas telonas, a representatividade ínfima também berra. Pesquisa de diversidade de gênero e raça divulgada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2018, mostrou que homens brancos são a maioria entre os diretores (75,4%), produtores (59,9%) e também nos elencos. As mulheres negras ficam de fora de diversas categorias. Na lista aparecem apenas como produtoras-executivas, entre 1% e 3% de ocupação.

Está mais do que na hora de dar visibilidade a todas as profissionais negras do audiovisual e do entretenimento brasileiro. Talentos, não faltam. O que faltam são oportunidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo