Programas de fidelidade apostam em opções rápidas de resgate para engajar participantes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Sales Koulakdjian
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Descontos, cashback e benefícios que não exigem grande quantidade de pontos/milhas se tornaram atrativos para consumidores

São mais de 150 milhões de cadastros em programas de fidelidade, segundo dados mais recentes da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), e eles já estão presentes em diversos momentos do dia a dia como no supermercado, posto de combustível, compras online, no uso do cartão de crédito ou na hora de viajar. Mesmo com o crescimento constante do segmento de fidelização no país, algumas pessoas ainda podem pensar que para obter benefícios com pontos/milhas precisam de altos gastos e acumular por muito tempo. É para engajar esses consumidores que os programas de fidelidade têm investido cada vez mais em opções de retorno mais imediato, que podem ajudar até a economizar.

De acordo com o diretor executivo da ABEMF, Paulo Curro, há algum tempo, os programas de fidelidade não se limitam somente ao resgate de passagens aéreas, estadias em hotéis ou produtos e serviços de maior valor. "E nesse momento econômico delicado, os participantes podem contar com os pontos/milhas para economizar em uma próxima compra, garantir descontos na contratação de serviços, ou até mesmo receber parte do dinheiro de volta na fatura do cartão ou no aplicativo de sua loja preferida. Tudo de forma rápida e simples", explica.

Conheça algumas das opções de benefícios que não necessitam de um longo tempo ou de grande acúmulo de pontos/milhas:

Cashback

Na última década, essa modalidade ganhou bastante destaque no Brasil, e antes disso, já era utilizada nos Estados Unidos. Logo, muitas pessoas já conhecem o nome, que significa realmente ter o "dinheiro de volta". Com ela, o participante pode receber, a cada compra - ou quando atinge um valor mínimo que varia em cada programa - uma porcentagem do que foi gasto, em forma de dinheiro ou bônus. A devolução, geralmente, ocorre na conta bancária do cliente, em alguma carteira digital ou é transformada em um abatimento na fatura, por exemplo.

Descontos

Muito comum em supermercados, alguns programas de fidelidade oferecem descontos ou preços promocionais exclusivos na aquisição de determinados produtos. Geralmente são ofertas que só os clientes fidelizados têm acesso, e que pode significar uma boa economia no fim do mês.

Os valores especiais também se aplicam a compra de ingressos para eventos culturais, que devem ter grande procura após o período de quarentena, ou mesmo serviços especiais, como acesso a pré-vendas exclusivas. Em muitos casos, nem é preciso acumular pontos/milhas. E para quem tem pontos/milhas, muitos programas já permitem a troca do saldo direto nos caixas de lojas e mercados, por produtos ou abatimento no valor a ser pago, e até nas famosas promoções "compre 1, leve 2".

Pequenos saldos

Além dos descontos e do cashback, a troca por produtos e serviços também pode ser mais rápida, dependendo do tipo de item escolhido. Os catálogos dos programas de fidelidade têm diversas opções para o resgate que não exigem uma grande quantidade de pontos/milhas. E podem ser feitas pela internet, direto no site ou no aplicativo do programa. Itens de alimentação, de vestuário, higiene e beleza, livros, objetos de decoração e assinaturas de revistas são apenas alguns exemplos.

A ABEMF aconselha que os participantes fiquem sempre atentos a todas as comunicações enviadas pelos programas, e também que acessem sites e baixem os apps, assim podem, além de economizar, ter acesso a pequenos benefícios que facilitam, e muito, o dia a dia.

Sobre a ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, Latam Pass, LTM, Mastercard, Orbia, Smiles, TudoAzul e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.