Brasil,

80 sentimentos para os leigos na Ciência do Sentir

Verdadeiro bê-a-bá das emoções, obra da psicanalista e psicoterapeuta de grupo Beatriz Breves une sentimentos a significados para estimular o leitor a se comunicar sobre o que sente

Segundo a psicanalista, psicoterapeuta e fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir (Socis) Beatriz Breves, falar sobre sentimentos é difícil, mas nomear o que se sente é ainda mais. É por isso que depois de 30 anos de estudo sobre “o sentir” que a escritora carioca lança a obra Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. De A a V, o livro reúne 80 sentimentos para auxiliar as pessoas na difícil missão de se comunicar.

Arrependimento, ciúme, confiança, decepção, desespero, gratidão, expectativa... com o conhecimento profissional e a delicadeza necessária para abordar cada um destes sentimentos, Beatriz os descreve e se preocupa em diferenciar o que é uma ação e um sentimento. É o caso, por exemplo, da ação de vingança e o sentimento de vingança. “A ignorância sobre o que se sente é resultado de um sistema de valores que, desde a infância, reprimiu os nossos sentimentos e nos levou a essa confusão”, explica a psicanalista.

“Pela incapacidade de ir adiante ou pela espera de algo que não se realiza, surge a frustação. Um sentimento que agrega raiva, como também os sentimento de fracasso, tristeza, amargura, decepção, que, entre outros, levam a pessoa a se sentir infeliz.”

(Falando sobre sentimentos com Beatriz Breves, pág. 60)

A produção também instrui o leitor a mobilizar conhecidos e organizar um grupo para falar sobre sentimentos. Na sede da SoCis, Beatriz reúne semanalmente um pequeno grupo para discutir o assunto. “Os resultados têm sido surpreendentes”, reforça Beatriz – atualmente, por causa da pandemia, os encontros têm acontecido on-line.

A escritora de Falando de Sentimentos com Beatriz Breves é autora, ainda, de outras sete obras, entre elas: “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Eu Sensível” e o “O Homem Além do Homem”.

Ficha Técnica:
Título: Falando de Sentimentos com Beatriz Breves
Autora: Beatriz Breves
ISBN: 978-85-3040-033-0
Páginas: 104
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 40,00
Link de venda: https://amzn.to/388aCI0 e https://bit.ly/3eFr7fX
Preço e-Book: R$ 26,00
Link de venda e-Book: https://bit.ly/34Z3ewi

Sinopse: Amizade, Compaixão, Culpa, Depressão, Esperança, Felicidade, Humilhação, Medo, Nostalgia, Ódio, Paz, Responsabilidade, Solidariedade, Timidez e Vingança, listados de A a V, são alguns dos 80 sentimentos sobre os quais este livro discorre. Beatriz Breves, psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta de grupo, fundadora da Sociedade da Ciência do Sentir - SoCiS, reúne semanalmente na sede da SoCiS, em Copacabana, um grupo para falar de sentimentos, onde as pessoas se abrem, se expressam, se comunicam sobre o que sentem. "Os resultados têm sido surpreendentes", afirma a autora, que, neste livro, ensina passo a passo, a qualquer grupo que queira se reunir - na escola, na família, entre amigos, etc. -, a dinâmica para falar de sentimentos. Em sua página no Facebook: "Falando de Sentimentos com Beatriz Breves", ela vem escrevendo, todos os domingos, sobre um sentimento. Como ela diz nesta obra, "falar os sentimentos, falar sobre os sentimentos" é "reger a sinfonia interna, escutar a própria melodia, orquestrar a história de sua vida".

Sobre a autora: Beatriz Breves é psicóloga, psicanalista, bacharel e licenciada em Física. É presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS). Fez o Mestrado em Psicologia na American Word University (AWU/Iowa/EUA), tendo se formado em Psicologia na Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, filiada à International Psycoanalytical Association (SBPRJ/IPA), é também psicoterapeuta analítica de Grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo (SPAG-E.Rio), da qual foi presidente no biênio 1998-99. Como servidora pública aposentada do Estado do Rio de Janeiro, foi psicóloga estatutária (concursada) do Serviço de Psicossomática do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo