Brasil,

Conheça cinco maneiras de ganhar dinheiro com o Youtube

Fonte: Pixabay Fonte: Pixabay

Plataforma é opção para quem deseja transformar um hobby em renda extra

O Youtube é a plataforma compartilhamento de audiovisual mais popular do mundo, ultrapassando a marca de dois bilhões de usuários ativos e mais de um bilhão de horas de vídeos consumidos por dia. A expectativa para 2021 é que o acesso aos vídeos do Youtube correspondam a 82% do tráfego da internet.

A mudança de comportamento do usuário da internet de todas as idades no Brasil e no mundo nas últimas décadas é sinal desse sucesso. É cada vez mais comum que os internautas usem buscadores para encontrar vídeos que solucionem as mais variadas demandas.

Aproveitar financeiramente a multidão de usuários dos quais a plataforma dispõe é uma das estratégias de mercado que se torna mais comum para grandes empresas. No entanto, qualquer pessoa pode obter renda extra utilizando as mais diversas oportunidades que o Youtube proporciona em termos de monetização.

Receita publicitária

A maneira mais conhecida de monetizar um canal do Youtube é por meio do Google AdSense, a plataforma comercial da gigante da internet, que direciona anúncios contextualizados com o canal. O AdSense repassa para os canais os anúncios mais aderentes à proposta do criador, seja ele uma marca ou uma pessoa física.

Qualquer canal pode se cadastrar nessa plataforma desde que esteja alinhado com diretrizes pré-estabelecidas. É preciso ter mais de quatro mil horas de vídeos assistidos em 12 meses, pelo menos mil inscritos, bom engajamento, produzir conteúdo adequado para os anunciantes, ter mais de 18 anos e possuir direitos autorais do que é produzido.

Importante lembrar que fake news, apologia à violência, ao uso de drogas ou a indução de qualquer comportamento que possa colocar a vida ou a saúde dos usuários em risco não são permitidas pelo Youtube.

O AdSense ainda é a principal maneira de ganhar dinheiro com um canal no Youtube, mas não é a única. Além dele, é possível ganhar dinheiro prospectando clientes por conta própria, por meio de parcerias com marcas para divulgar produtos, por exemplo.

O Youtube possui uma ferramenta que permite sinalizar que determinado vídeo ou parte dele contém um anúncio publicitário. Trata-se de uma normal legal do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que obriga a informação clara de que determinado conteúdo é publicitário.

Estante de produtos

Esta é uma alternativa interessante para quem vende produtos ou serviços pela internet. Com esse recurso, próprio do Youtube, é possível exibir até 12 produtos próprios para quem assiste ao vídeo. A exibição é automática baseada em dados como data de fabricação, disponibilidade, desempenho de venda etc.

A estante de produtos também permite que o dono do canal faça a seleção manual do que será exibido. Além disso, conta com alguns recursos extras como fixar um determinado item no topo de uma live, por exemplo.

Para usar esse recurso é preciso ter, no mínimo, 18 anos e mais de 10 mil inscritos no canal.

Clubes dos canais

Outra maneira de atrair capital para um canal no Youtube é a adesão a clubes dos canais, que funcionam como sites de financiamento coletivo.

Por meio dos clubes, os espectadores inscritos podem fazer contribuições mensais e, em troca recebem, brindes, prévias de conteúdos, acesso a canais exclusivos de comunicação com o youtuber, entre outras regalias, a critério do criador do conteúdo.

O criador que quiser integrar um clube deve ter 18 anos ou mais e mais de 30 mil inscritos. Canais de games com mais de mil inscritos podem participar de clubes.

Super chat e super stickers

Super chat e super stickers são recursos interessantes para quem realiza cursos, shows, games e lives. O usuário paga um determinado valor e tem a sua mensagem destacada no topo do chat.

Para o espectador, a vantagem é que ele tem a certeza de que sua mensagem será lida e de que sua pergunta será respondida pelo youtuber. Já para o criador, além do dinheiro, é uma oportunidade de criar vínculos com a audiência, o que serve para aumentar a identidade do usuário com aquele conteúdo.

Uma vez que o fã sente uma proximidade, ele tende a divulgar mais o trabalho do produtor de conteúdo, que vai ganhando autoridade no seu nicho.

Esse recurso não está disponível em todos os países.

Youtube Premium

A versão Premium da plataforma de streaming é um serviço de assinatura paga que traz alguns benefícios para o assinante. É possível assistir vídeos sem ser interrompido por anúncios, fazer download em dispositivos móveis para assistir off-line e reproduzir conteúdo em segundo plano.

Os produtores de conteúdo também são beneficiados. Toda vez que um usuário Premium assiste a um conteúdo, um percentual do valor pago vai para o criador – mesmo que a visualização esteja no modo off-line ou em segundo plano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo