Brasil,

Black Friday: como comprar com segurança e evitar fraudes?

Veja dicas de Felipe Dellacqua, VP de vendas e sócio da VTEX, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce

Com a aproximação da Black Friday, muitos consumidores têm se preparado para começar as pesquisas, comparar preços e decidir se a compra vale a pena. Nesse ano de pandemia, diversos especialistas têm comentado que a Black Friday deste ano será muito mais digital, já que muitas pessoas evitarão ficar em filas e em lojas cheias.

Uma pesquisa realizada pelo Google sobre a Black Friday mostrou que 40% das pessoas possuem receio em comprar pela internet por receio em relação às fraudes online. Como, então, superar esse medo e comprar online de forma segura? Veja abaixo dicas de Felipe Dellacqua, VP de vendas e sócio da VTEX, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce presente em mais de 30 países:

1. Verifique se o site é acessado por um servidor seguro: Antes do endereço da loja, há a sigla HTTPS, que quer dizer que o servidor é seguro e todas as informações ali trafegadas são criptografadas.

2. Procure meios de pagamento conhecidos: Dê preferência a sites que utilizam meios de pagamentos reconhecidos no mercado como PayPal, Pagseguro, Mercado Pago. São empresas que oferecem mais segurança em relação ao consumidor. No caso, por exemplo, de o lojista não entregar o pedido, o consumidor pode solicitar o pagamento de volta sem precisar entrar em contato com a loja.

3. Verifique informações sobre a loja no site: É obrigatório por lei que uma loja virtual tenha dados como razão social, endereço e CNPJ no rodapé do site. Sempre verifique a idoneidade da empresa com essas informações. Se pesquisar pelo CNPJ da loja, poderá encontrar diversas informações sobre a empresa, inclusive processos ativos contra ela. Reclame Aqui e Ebit também são dois sites de consulta de histórico sobre a loja.

4. Fique atento ao design do e-commerce: Sites com poucos produtos, ofertas de produtos e lançamentos com preços duvidosos e com final apenas .com, tendem a ser empresas fantasmas que captam o pagamento do consumidor e desligam a loja dias depois. Se o site não possuir um CNPJ no rodapé ou um telefone de atendimento, além de ter essas características anteriores, evite comprar neles, pois pode acabar caindo em um golpe comum nessas épocas do ano.

Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.

Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura "cloud auto-scaling" e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais. Visite www.vtex.com.


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