Brasil,

Empreendedor transforma a vida de milhares de crianças e jovens na periferia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Há 15 anos, o administrador Daniel da ORPAS fundou uma ONG que vem mudando a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade

“Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, por isso, sonhem grande. ” Com essa frase, o empreendedor Daniel de Faria, conhecido como Daniel da ORPAS, incentiva milhares de crianças e adolescentes da periferia a lutarem pelo que acreditam. Nascido no distrito do Jardim São Luís, bairro periférico de São Paulo, ele sempre quis entender como fazer da periferia um lugar melhor e para isso estudou muito, realizando sete cursos em faculdades, como Mestrado em Ciências Humanas na UNISA e os programas de empreendedorismo social da FGV e da Anhembi Morumbi, além de ser administrador pela PUC-SP com MBA em Gestão de Pessoas.

Daniel sonhou grande e buscou concretizar seus sonhos. Há 15 anos, ele fundou uma ONG chamada ORPAS (Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais), que vem transformando a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio de iniciativas que tratam de questões étnicas, diversidade, cultura, educação, empreendedorismo e cidadania.

Tudo começou no quartinho do quintal de sua casa, onde sua mãe passava roupa. O pequeno espaço, localizado no Jardim São Luís, se transformava numa espécie de sala de aula para receber 55 alunos interessados em aprender a tocar teclado, violão e bateria. Com a multiplicação das oficinas, aumentou-se o número de interessados e o quintal do fundador ficou pequeno para receber tanta gente e, desde então, a organização foi crescendo.

Atuando na região, que possui hoje mais de 300 mil habitantes, a ORPAS tem como objetivo incentivar a arte, a cultura e as novas tecnologias na comunidade, fazendo um trabalho que possibilite um acesso maior e mais fácil a estes conteúdos, por meio da integração social. Promovendo a cultura periférica, ele conta que a ONG já impactou, no ano, mais de 10 mil pessoas, por meio dos eventos realizados por ela.

A organização também desenvolve uma série de projetos, incluindo internacionais, como o recebimento de mais de 150 intercambistas oriundos de países como Egito, EUA, Ucrânia, México, Argentina, Colômbia, Peru, Finlândia, dentre outros, para apoiar o desenvolvimento das ações da ORPAS na comunidade. “Além disso, também representamos o Brasil em diversos países da Europa, da América do Sul e da América Central em discussões de Direitos Humanos e Empreendedorismo Social”, conta.

Ele destaca outros projetos realizados, como a manutenção de um banco comunitário que permite a circulação de uma moeda social pelo distrito, além do programa de microcrédito e de incentivo a economia criativa; escola de talentos para crianças de 4 a 12 anos; programas para jovens empreendedores com 11 cursos profissionalizantes, como fotografia, comunicação, gestão de restaurantes etc; Troféu Periferia Brasil, que reconhece iniciativas culturais e sociais em destaque pelo Brasil, entre inúmeros outros.

Em 2012, ele criou a Aceleradora e Produtora Árvore Preta com o objetivo de ajudar organizações a desenvolverem ações de impacto social e ajudar os empreendedores das regiões periféricas a criarem e potencializarem ações de impacto nas comunidades.

Com desejo de fazer muito mais pela periferia, ele se candidatou a vereador, em São Paulo. “Quero transformar muito mais vidas e por isso me lanço nesse novo desafio”, acrescenta.

Negro, filho e neto de negros e bisneto de escravos, Daniel ressalta que hoje luta para não ser uma exceção em um país, cujos negros são 75% entre os mais pobres, segundo dados do IBGE. “Eu luto para que mais pessoas nascidas e criadas na periferia tenham acesso ao empreendedorismo e à educação como ferramenta de promoção social da emancipação do nosso povo. Somente assim, conseguiremos quebrar as correntes e termos a liberdade tão almejada pelos nossos antepassados”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar