Brasil,

Parque Tecnológico São José dos Campos divulga projetos para proteger a Bacia do Rio Paraíba do Sul

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alex Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em parceria com o CEIVAP, há iniciativas para estimular pesquisas e projetos de inovação para melhorar saneamento e recuperar mananciais

O Parque Tecnológico São José dos Campos apresenta em novo Whitepaper alguns projetos desenvolvidos pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Águas e Saneamento Ambiental (CDTASA), criado em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), por meio de sua secretaria executiva, a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP).

Os trabalhos envolvem projeto e protótipo de uma estação modular de tratamento de esgotos para municípios de até 2.000 habitantes ou pequenas comunidades; sistema de gerenciamento e controle de perdas em sistemas de distribuição de água e produção de água de reuso em estações de tratamento de esgotos. Para a próxima fase, foi incluída no escopo infraestrutura verde para a produção de água, voltada à conservação e recuperação de mananciais hídricos.

“De forma articulada e integrada, o CDTASA alcançou resultados promissores não somente para o Rio Paraíba do Sul e suas regiões afluentes mas para todos os interessados em participar do compartilhamento das práticas e dos conhecimentos aqui promovidos”, afirma André Marques, diretor-presidente da AGEVAP.

O Centro foi criado para estimular pesquisas, prospectar projetos de inovação e melhorar as condições de saneamento e tratamento de água em municípios da Bacia do Rio Paraíba do Sul. São José dos Campos, sede do PqTec e do CDTASA, é a maior cidade da bacia.

Dessa forma, o CDTASA atua no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria das condições de saneamento nas comunidades pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e a potencialização social e econômica local e regional.

“No Brasil, a cada 100 litros de água captada, tratada e pronta para ser distribuída, 38 são perdidos no caminho. Isto representa uma perda financeira anual acima de R$ 12 bilhões. Decidimos participar deste projeto para fazer parte de uma integração entre os sistemas de uma empresa de saneamento, unindo geoprocessamento, sistema comercial, sensores inteligentes, tudo isso integrado junto a um sistema de Inteligência Artificial que pode prever possíveis aumentos de perdas de água”, conta José Pinheiro, presidente da NEXUS GeoEngenharia.

A Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul está situada em uma das regiões mais desenvolvidas e urbanizadas do Brasil. Abrange 184 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e atende cerca de 5,5 milhões de pessoas que dependem diretamente de suas águas.

Dados da Agevap apontam que 70% dos municípios da bacia não têm estação de tratamento de esgoto. Além disso, há desmatamento e problemas estruturantes, como a baixa capacidade gerencial dos municípios, especialmente dos de pequeno porte, para solucionar questões relacionadas a saneamento ambiental e preservação de recursos hídricos.

“O CDTASA apresentou até o momento intensa articulação entre universidades e empresas, promovendo projetos inovadores e de impacto no meio ambiente, proporcionando condições melhores e mais eficientes para o saneamento ambiental e também para a sociedade”, diz Luiz Fernando Carvalho, coordenador do Escritório de Projetos do Parque Tecnológico São José dos Campos.

O Whitepaper pode ser baixado neste link.

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos

O Parque Tecnológico São José dos Campos foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil. Tem a missão de promover ciência, tecnologia, inovação e o empreendedorismo, visando ao desenvolvimento competitivo e sustentável das empresas e instituições vinculadas. Ocupa uma área de 188 mil m², onde estão instaladas 145 empresas, quatro institutos de ciência e tecnologia e cinco institutos de ensino e pesquisa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar