Prêmio da ABF/Apex-Brasil reconhece franquias destaque na internacionalização em 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Redes Coife Odonto!, Hot’n Tender, Maple Bear e Chilli Beans são as vencedoras da 1ª edição da premiação

A ABF – Associação Brasileira de Franchising e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) anunciam os vencedores da 1ª edição do Prêmio Destaque Internacionalização. A iniciativa visa consagrar redes de franquia que iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas. A seleção se deu a partir de um grupo de 14 finalistas selecionados pelo Comitê Gestor do Programa Franchising Brasil. As vencedoras, na categoria Geral, são Coife Odonto!, Hot’n Tender e Maple Bear e, na categoria Estratégia e Consolidação, a Chilli Beans.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “a expansão internacional é uma estratégia fundamental para as redes brasileiras, ainda mais importante nesse período de crise causada pela pandemia do novo coronavírus e é muito salutar que ano após ano temos constatado um número crescente de marcas operando no exterior. O Certificado de Franquia Internacional e o Prêmio Destaque Internacionalização são um reconhecimento ao trabalho das redes que já atuam em outros países e um estímulo para que outras expandam internacionalmente”.

Em 2019 havia, de acordo com dados da ABF, 163 marcas brasileiras no exterior, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, operando em 107 países. De acordo com Jae Ho Lee, diretor internacional da ABF, “expandir mercados internacionalmente é um desafio que tem sido superado por dezenas de marcas brasileiras e os esforços da ABF e da Apex-Brasil através do programa Franchising Brasil são feitos no sentido de ampliarmos a presença das redes nacionais globalmente. É preciso planejamento, visão de longo prazo, capacidade de adaptação a novas culturas e políticas locais, buscar parceiros locais, enfim, uma série de ações que a ABF e a Apex têm executado junto às redes associadas para que tenham sucesso internacional”.

As seguintes marcas foram finalistas da premiação: Hot’N Tender; Coife Odonto; N1 Chicken; Calçados Bibi; Grupo SD; Diolaser; Acquazero; Depyl Action; Instituto Embelleze; Oakberry; Chilli Beans; O Boticário; Maple Bear e CleanNew.

Conheça mais sobre os cases vencedores

A Coife Odonto, franquia de clínicas odontológicas, chegou à China com muito sucesso em 2020. A história da empresa no mercado chinês começou ainda em 2016, no congresso internacional da ABF, quando o CEO Rodolfo Magalhães ouviu um discurso sobre o mercado chinês. Intrigado com os bons números, descobriu que franquias brasileiras ainda não estavam em peso no país, e começou de imediato os estudos preliminares. Em outubro do mesmo ano, o time da Coife Odonto fez sua primeira visita à China, visitando várias províncias e avaliando o território para um possível investimento. Durante a oportunidade, os empresários realizaram contatos com a associação odontológica do país, que pode guiá-los quanto aos caminhos a serem tomados. Em 2018, a Coife Odonto realizou uma nova visita ao país, participando da CIIE (Exposição de Importações Internacionais da China), uma das maiores feiras do mundo, onde teve a oportunidade também de exibir sua marca em uma emissora local. O projeto se concretizou entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020, quando inaugurou sua primeira clínica no país, a VIP Dental, em fevereiro na cidade de Shenzhen. Veja o case completo aqui.

2020 trouxe uma série de conquistas para a Hot n’ Tender (HNT), franquia brasileira de frango crocante que possui 47 unidades no Brasil. No ano passado, a empresa fechou um investimento ao lado de um máster franqueado, e com isso inaugurou seis lojas nos Estados Unidos em um período de apenas seis meses. Por meio do Programa, a Hot n’ Tender participou de feiras de franchising na Colômbia e Argentina, além do evento norte-americano Multi-Unit Franchising Conference. A marca estudou o mercado dos Estados Unidos por meses antes de começar a movimentação. Como diferencial, a empresa de fast-food tem em seu menu itens como frango frito desossado, bowls com frango grelhado, opções saudáveis de acompanhamento e sanduíches de frango super crocantes. Mais informações.

A Maple Bear, que já conta com 4 escolas no México, se prepara para abrir pelo menos mais 4 no país e para dar o pontapé de suas operações por meio de franquias na Argentina, no Paraguai e no Peru. As conquistas são resultado de um processo consistente da expansão latino-americana da rede de escolas bilíngues, que começou em 2018. Hoje, a Maple Bear é uma referência no setor de educação bilíngue. Com origem em North Vancouver, no Canadá, a marca possui mais de 508 escolas, sendo destas 341 unidades em operação e 161 em implantação. Atualmente, a rede atende 41 mil alunos espalhados em 20 países, que aprendem por meio da metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural. A expansão na América Latina surgiu após o Grupo SEB se tornar dono da master franquia brasileira Maple Bear. Ao final de 2018, o grupo passou a ter a concessão de expansão no continente, e adquiriu quatro unidades marca já existentes no México. Atualmente, o Grupo SEB é sócio da Marca Maple Bear globalmente. Veja o case aqui.

A Chilli Beans, franquia de acessórios óticos, se sagrou vencedora graças ao sucesso de sua reestruturação estratégica no mercado global. A Chilli Beans iniciou em 2006 as suas operações no exterior, com uma loja própria nos Estados Unidos e a atuação internacional foi um sucesso: hoje, a Chilli Beans tem 50 pontos de vendas franqueados espalhados pelo mundo, em países como Colômbia, México e Kuwait. A expansão internacional, porém, nunca começou de forma estrategicamente planejada. No ano de 2018, a rede decidiu repensar a sua presença global e iniciou um processo de reestruturação e reposicionamento de marca quase revolucionário. O início das mudanças começou com a contratação de uma nova gerente para o departamento internacional. Em 2018, o processo foi fazer um diagnóstico profundo da área internacional com visitas locais a cada país e uma investigação completa de todos os aspectos das unidades internacionais. Foram feitos focus groups nos países para entender a visão de clientes, potenciais clientes e não clientes. Além disso, a Chilli Beans realizou um estudo aprofundado de estoque, análises financeiras, recursos humanos, entendimento das localizações de ponto, tamanho de backoffice, entre outros aspectos considerados chave para o sucesso da marca. No ano de 2019, com toda essa informação em mãos, a marca iniciou a reestruturação. Na área de produto a Chilli Beans repensou a sua oferta e adequou mensalmente suas coleções, lançamentos e materiais de visual merchandising de acordo com a realidade de cada país. Outro ponto importante foi a criação de estoque dedicado ao internacional e a possibilidade de os franqueados trabalharem com pré-pedidos das coleções mais importantes. Mais informações aqui.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 186 bilhões, mais de 160 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,3 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.300 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.