Reino Unido e NASA assinam acordo internacional em preparação para missão à Lua

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diêgo Lôbo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Reino Unido se comprometeu a financiar mais de £16 milhões na primeira fase do Programa Artemis

A Agência Espacial do Reino Unido, a NASA e outros parceiros assinaram hoje (13 de outubro), um acordo histórico sobre os princípios para exploração, ciência e atividades comerciais no espaço em preparação para uma futura missão à Lua.

O programa Artemis da NASA visa levar a primeira mulher e o próximo homem à Lua até 2024. Parceiros comerciais e internacionais irão colaborar para alcançar uma presença sustentável na superfície lunar que servirá como exemplo para a primeira missão humana a Marte.

O Reino Unido terá um papel fundamental nesta missão. Empresas em todo o Reino Unido estarão envolvidas na construção do módulo de serviço e do módulo de habitação do Lunar Gateway, uma nova estação espacial orbitando a lua, gerando benefícios econômicos e empregos altamente qualificados. O Reino Unido já comprometeu mais de £16 milhões para a primeira fase do design desses elementos.

A Ministra da Ciência Amanda Solloway disse:

“A probabilidade da primeira mulher pousar na Lua nos próximos anos será uma fonte de inspiração para milhares de jovens em todo o Reino Unido que podem estar considerando uma carreira no espaço ou nas ciências.

“O acordo histórico de hoje, apoiado por £16 milhões de financiamento do Reino Unido, destaca nosso compromisso em fortalecer o papel do Reino Unido no setor espacial global, com base em nossas experiências positivas em satélites, robótica e comunicações para fazer nossa economia crescer e melhorar a vida na Terra.”

Com vários países e empresas conduzindo operações no espaço, é vital estabelecer um conjunto de princípios para governar a exploração civil e o uso do espaço sideral.

Os EUA trabalharam com o Reino Unido, além de outras nações que viajam pelo espaço, incluindo Japão, Austrália, Canadá, Itália e Emirados Árabes Unidos, para desenvolver o Acordo Artemis, um conjunto de princípios para garantir um entendimento compartilhado de operações seguras, uso de recursos espaciais, minimização do espaço detritos e compartilhamento de dados científicos.

James Cleverly, Ministro da Defesa e Segurança Internacional do Foreign, Commonwealth and Development Office, disse:

“Ao assinar o Acordo Artemis, o Reino Unido está se juntando a parceiros internacionais para chegar a um conjunto comum de princípios que guiarão a exploração espacial nos próximos anos. Este acordo inovador orientará como os Estados devem operar no espaço, conforme previsto no Tratado do Espaço Exterior (Outer Space Treaty).

“O Reino Unido está à frente da colaboração internacional para explorar e preservar o espaço sideral para as futuras gerações. Estamos comprometidos em manter o espaço - e os sistemas espaciais cruciais dos quais a nossa sociedade dependem - seguro e protegido, com o lançamento de uma resolução histórica da ONU para concordar com um comportamento responsável para operar no espaço. ”

Enquanto a NASA está liderando o programa Artemis, as parcerias internacionais com países, incluindo o Reino Unido, tem um papel fundamental para alcançar uma presença humana segura e sustentável na Lua.

O CEO da Agência Espacial do Reino Unido, Graham Turnock, que assinou o Acordo Artemis durante uma cerimônia virtual no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC), disse:

“A assinatura do acordo é um forte sinal de nossa intenção de assumir um papel de liderança global no espaço civil. Esperamos aprofundar nosso relacionamento com os Estados Unidos quando se trata de espaço e aumentar a influência global do Reino Unido no setor espacial.

“Este passo emocionante pode abrir novas oportunidades para empresas e cientistas do Reino Unido fazerem parte das missões da NASA à Lua e Marte.”

A cooperação internacional em Artemis tem como objetivo não apenas impulsionar a exploração espacial, mas também melhorar as relações pacíficas entre as nações. No centro do Acordo Artemis está a exigência de que todas as atividades sejam conduzidas para fins pacíficos, de acordo com o Tratado do Espaço Exterior.

Sustentar a vida humana por longos períodos em missões espaciais é um desafio significativo e que requer recursos como água, materiais de construção e combustível. Como transportar esses recursos para o espaço é caro, um capacitor-chave de missões futuras será a capacidade de extrair e usar recursos da Lua, asteróides ou Marte. O Reino Unido tem trabalhado com parceiros internacionais para garantir que o Acordo Artemis deixe claro que qualquer extração de recursos no espaço deve ser realizada de acordo com o Tratado do Espaço Exterior.

Notas:

Lista completa de países que assinaram o Acordo Artemis: EUA, Reino Unido, Japão, Austrália, Canadá, Itália, Luxemburgo e Emirados Árabes Unidos