Brasil,

A indústria do plástico e as cooperativas de reciclagem: fechando o ciclo da economia circular

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Anna Brom
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Tamires Silvestre, Gerente de Sustentabilidade para Plásticos e Embalagens na Dow.

O desenvolvimento de uma cadeia circular para o plástico, incluindo ações para aumentar os índices de reciclagem, está entre as principais missões da Dow em todo o mundo. Como uma das maiores fabricantes de resinas plásticas, temos o dever de liderar ações de fomento à economia circular, além de buscar soluções para o fim dos resíduos plásticos.

Etapa essencial para a circularidade, a reciclagem ainda tem índices baixos no Brasil. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são geradas cerca de 160 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, diariamente, no Brasil. Desse montante, quase 40% poderia ser reutilizado ou reciclado. Mas apenas 13% dos resíduos são encaminhados para a reciclagem. Isso tem um custo ambiental, já que os resíduos sólidos urbanos são responsáveis, por ano, pelo lançamento de 53,2 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera (o que corresponde a 2,3% total das emissões brasileiras).

Por esses números, é possível constatar a urgência em criar soluções para aumentar o ciclo de vida dos produtos de plástico – material que representa 16,5% do total dos resíduos sólidos descartados, no País. Mas a sua maior valorização – e consequentemente, a redução de seu desperdício – passa pelo fortalecimento do elo entre a indústria, as cooperativas e as recicladoras. Essa conexão é necessária para que, entre outras coisas, esta cadeia esteja, cada vez mais, preparada para atender a crescente necessidade da indústria por desenvolvimento de produtos com material reciclado de alto valor agregado.

O projeto “Reciclagem que Transforma” é um bom exemplo de como o trabalho junto às cooperativas pode trazer bons resultados. Fruto da união de esforços entre a Dow, a Boomera (empresa de engenharia circular e logística reversa) e a Fundación Avina (que visa a promoção de uma economia circular inclusiva na América Latina), o projeto tem como objetivo o fortalecimento do modelo de negócio das cooperativas. Numa primeira etapa, realizada em 2019, cinco cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Estado de São Paulo foram contempladas. Comparando os resultados de 2018 (antes do projeto) e 2019, houve um aumento de 35% do faturamento das cooperativas, em média. Ou seja, o trabalho em cooperação é positivo tanto para a cadeia como para a sociedade.

Entre as iniciativas da Dow para promover a reciclagem que também já foram concretizadas está o projeto em colaboração com o Grupo Boticário, a recicladora Wise e a Aptar, fabricante de tampas usadas na indústria de perfumaria. A iniciativa, inédita na América Latina, fechou o ciclo de tampas de perfumaria feitas à base da resina SURLYN™, da Dow.

Ações como essas, envolvendo a colaboração de parceiros e clientes, são exemplos de como é possível atuar para mudar a maneira como lidamos com os resíduos sólidos – estendendo a sua vida útil e poupando recursos naturais. Isso é parte do compromisso Dow com a sustentabilidade, que busca fechar o ciclo da economia circular e eliminar os resíduos. Compromisso que queremos e esperamos compartilhar com os atores de toda a cadeia. Nossas portas estão sempre abertas para a colaboração!

Sobre a Dow

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global, escala e integração de ativos, inovação focada e liderança em frentes de negócio diversificadas para alcançar crescimento lucrativo. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor. A Dow opera 109 unidades fabris em 31 países e emprega aproximadamente 36.500 pessoas. Em 2019, gerou aproximadamente US$ 43 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia significam a Dow Inc. e suas subsidiárias. Para obter mais informações, acesse www.dow.com ou siga @DowNewsroom no Twitter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar