Brasil,

Yamamura apresenta dicas para acertar na iluminação da Cozinha

Trio de pendentes na cozinha projetada pelo escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues Trio de pendentes na cozinha projetada pelo escritório Dantas & Passos Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues

Todos os dias, as unidades da Yamamura recebem clientes com dúvidas a respeito da iluminação da cozinha, ambiente que se tornou um dos pontos de encontro principais da casa. Para não haver erros nesse assunto, nossos especialistas reuniram orientações importantes para quem precisa escolher as luminárias e os tipos de luz adequados para esse espaço.

Temperatura de cor

A cozinha é um dos ambientes prediletos e mais ativos da casa! Portanto, ela precisa ser bem funcional a fim de facilitar a preparação diária das refeições, desde as mais rápidas até as mais elaboradas. Além disso, trata-se de um importante lugar de convivência, afinal de contas muitas famílias e amigos aproveitam para jogar conversa fora e viver momentos especiais enquanto cuidam de cada detalhe do café, almoço ou jantar!

Apesar de ser um ambiente que traz boas memórias, não podemos pensar em um tipo de iluminação que deixe o cômodo unicamente com uma sensação de relaxamento, pois há o manuseio de objetos cortantes, além de alimentos e líquidos em altas temperaturas. Sendo assim, o recomendado é incluir luzes que mantenham as pessoas mais atentas. Por isso, é indicado o uso da temperatura de cor branco frio (5000K a 6500K) ou cor neutra (4000K).

Também vale saber que identificar o tom exato de frutas, legumes e alimentos em geral ajuda a acertar na receita. Por isso, temos que considerar o Índice de Reprodução de Cores, que o IRC, valor que mostra o quanto uma determinada luz permite visualizar as cores com precisão, considerando a luz do sol como nossa referência de qualidade. A escala varia de 0 a 100, sendo 100 a nota máxima de qualidade na reprodução das tonalidades.

Ambientes Integrados

Atenção: em caso de integração dos ambientes, situação muito comum atualmente, para que ocorra uma maior harmonia, convém buscar um “meio termo” na iluminação entre a cozinha, que requer mais atenção, e a sala de estar, que pede mais relaxamento. Uma dica é optar por luzes não tão voltadas para a temperatura de cor branco frio, nesse caso a temperatura de cor neutra (4000K) pode ser uma boa alternativa. Assim, dessa forma não há aquele choque visual em relação aos outros espaços da casa.

Peças mais indicadas

Por se tratar de uma área com passagem de tubulações hidráulicas, normalmente, a cozinha já possui rebaixamento de gesso no teto, portanto a aplicação mais usada, em geral, é a de embutir. Mas, tudo vai depender de cada caso e das necessidades de cada morador. Nesse ponto, as peças mais usuais na cozinha são os plafons com placas de led embutidas, que garantem eficiência, versatilidade e resultam num ambiente clean.

Para quem prefere ousar na decoração ou precisa de flexibilidade, o uso de trilhos é uma ideia interessante. Além de modernos, possuem diferentes opções de lâmpadas e permitem modificar a quantidade de luz, conforme a situação. Para aqueles que possuem bancadas americanas, o ideal é pensar em pendentes acima delas para trazer ainda mais charme.

Sugestões para cada área

O tipo de luz e seus efeitos irão variar de acordo com o posicionamento dos pontos luminosos nos projetos luminotécnicos, que por sua vez, mudam de acordo com o layout no espaço. Para as bancadas em que serão utilizados os objetos cortantes ou acima do fogão e cooktop, vale pensar na iluminação direta, como perfis de led embutidos nos armários ou plafons pontuais no teto.

Já para a iluminação central da cozinha é sempre bom incluir luzes diretas e difusas, que priorizem a luminosidade do espaço como um todo. Já na bancada de refeições rápidas não é necessário o uso das regras de iluminações para cozinha: lá você pode investir em luzes indiretas e mais aconchegantes, assim como na sala de jantar.

Erros mais comuns

Geralmente, muita gente erra ao posicionar um único ponto de luz central no ambiente, que acaba por criar sombras nas extremidades dos espaços, onde normalmente estão localizadas as bancadas para cozimento. Isso só não dificulta a visão como também pode ser prejudicial à segurança, por ser um local de manuseio de objetos cortantes e que, portanto, pode ocasionar um acidente.

Sobre a Yamamura

Há 48 anos, a Yamamura se destaca no mercado por oferecer soluções completas em iluminação - tanto decorativa quanto técnica - alinhadas à qualidade, preço competitivo e um verdadeiro time de especialistas. Considerada a maior megastore do segmento da América do Sul, a marca conta com um mix de aproximadamente de 18 mil produtos, com destaque para os itens exclusivos e importados das linhas de cristais contemporâneos, além de uma grande variedade de lustres, pendentes, arandelas, abajures, luminárias, spots, plafons e ventiladores, sendo ainda referência em LED no Brasil. A marca possui lojas na Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas e São Bernardo do Campo, além da loja online.

Serviço Yamamura

Lojas Físicas Yamamura

*Atendimento presencial em horário reduzido com a observância das determinações legais dos decretos Municipais e Estadual.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo