Brasil,

Aponte o lápis da sua vida: planejamento faz bem

Foto: Pixabay/Divulgação Foto: Pixabay/Divulgação

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar. (Bíblia, NVI, 2000. Lucas 14.28-30).

Umas das maiores dificuldades dessa a pandemia da covid-19 tem sido a reorganização das rotinas. Retomar o controle sobre o “novo normal” não tem sido tarefa fácil para alguns. Aliás, planejamento é um desafio para muitos em diversas áreas de trabalho. No texto bíblico destacado, o assunto é exatamente este, preparo, planejamento e controle. Ninguém pode administrar aquilo que não controla, principalmente sua própria vida.

Em uma das minhas consultorias no ano de 2017, procurei desenvolver essa habilidade em um dos meus clientes. Particularmente era um ótimo executor, mas pecava em planejar, gastava muita energia com assuntos que poderiam ser resolvidos em segundo plano ou até mesmo delegados. Tudo porque não parava para planejar seu dia. Desenvolvi com ele o que chamo de aponte o lápis. Um exercício simples e tudo o que se precisa é um lápis e um estilete, não vale apontador!

Funcionava assim, todos os dias ao chegar em sua mesa no escritório, antes de qualquer coisa, deveria pegar o lápis e apontá-lo com muita calma. Durante esse tempo deveria pensar em tudo que era necessário fazer naquele dia. Com o lápis apontado, agora precisava listar tudo e colocar em ordem de prioridade. Pronto, agora que tudo estava planejado era só executar.

O planejamento é essencial, ele ajuda a manter a direção, algo fundamental em todo o tempo, principalmente nos de crise. Ajuda a mostrar aquilo que realmente é importante, o que deve ser focado e aquilo que pode ser deixado para depois. Dá o senso de organização, de comprometimento e de competência. Vi alguns bons projetos falharem por negligenciar o planejamento.

Por mais difícil que esteja sendo esse tempo, não permita o desgoverno da sua vida, tome as rédeas da sua rotina nas mãos. Seguem aqui alguns conselhos:

Aponte o lápis;
Planeje os seus dias, procure ter tempo para todos, Deus, família e trabalho;
Coloque tudo que precisa fazer no papel;
Estabeleça prioridades;
Caso precise mesmo sair de casa, organize o roteiro;
Delegue tudo o que for possível, mas supervisione;
Aprenda usar a tecnologia, isso pode auxiliar muito;
Proteja-se, a vida de muitos não terá a mesma graça sem você.

Autor: Rodrigo Rangel é teólogo, especialista em liderança e pastoreio, professor do curso de Teologia Interconfessional do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo