Brasil,

Consumo mais consciente e saudável é a tendência pós-pandemia, aponta estudo da E-Consulting

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Isolamento social ocasionado pela Covid-19 e insegurança financeira faz consumidor repensar seus hábitos de compra, que passam a ser regidos sob a ótica daquilo que é necessário a um custo justo, deixando de lado o consumo desenfreado que enriqueciam as marcas

A pandemia ocasionada pelo Coranavírus trouxe novas reflexões em diversos aspectos da vida. No início deste processo acompanhamos a corrida das pessoas por itens básicos nos supermercados como se estivéssemos entrando numa guerra. Passado o susto, o isolamento social fez com que as pessoas repensassem sobre seus costumes, criando uma consciência de compra baseada naquilo que é necessário, um hábito que se perdeu ao longo do tempo em função de um sequestro emocional promovido pelas marcas, que enriqueceram com o consumismo.

Essa tendência de compra mais consciente foi confirmada por 77% dos consumidores que participaram da pesquisa intitulada Brave New Retail 2020 (ou, em português, Admirável Varejo Novo), liderada pela E-Consulting, consultoria que mede previsões financeiras para o varejo eletrônico há 16 anos, e que ouviu 3.712 consumidores no período entre os meses de março e julho.

A mudança na forma de consumir, assim como o ‘basta’ às compras de besteiras e a busca por marcas que forneçam seus produtos e serviços dentro de uma compreensão real sobre a atual situação, ou seja, aquelas que apostam menos na empatia e mais na ajuda concreta, foram itens apontados como preferência para 75% dos entrevistados.

"Este cenário anticonsumista promoverá às empresas a rediscussão de seus modelos de negócios, que antes beneficiavam apenas às organizações. Agora elas se verão obrigadas a engajar de uma forma diferente frente à situação econômica que afetou a grande maioria da população", explica Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting e coordenador do estudo.

O estudo também mostra que as marcas efêmeras terão um ciclo de vida cada vez mais curto na vida do consumidor que se sentir traído por elas. Para 64% das pessoas ouvidas, a ordem, neste caso, é destruí-la e esquecê-la, reverberando o fato publicamente, uma condição que põe à prova a responsabilidade das empresas de resgatarem a beleza do consumo saudável. Somado a isso, a pesquisa também aponta que 59% dos consumidores passaram a preferir produtos e serviços sem marca, deixando o status de lado para optar pela sua real necessidade dentro do limite que ele pode pagar.

Isso não significa que o consumidor quer deixar se ter um atendimento sob medida. Aliás, esse cenário se torna ainda mais latente quando ele entende que as marcas devem servi-lo e não vice-versa. Neste contexto, 65% dos consumidores ouvidos apontam que assistentes digitais, por exemplo, precisam ser personalizados e estarem cada vez mais próximos das suas necessidades.

Domeneghetti finaliza chamando a atenção para uma nova tendência de consumo que, diante dos desafios da pandemia, forçou a análise sobre as reais necessidades de compras. "O consumo desenfreado foi interrompido com a pandemia e as empresas que perceberam esta mudança no modelo de compras, que substitui o estravagante pelo simples, certamente se manterão inseridas como opção neste novo mercado", finaliza Domeneghetti.

Sobre a E-Consulting Corp.

A E-Consulting Corp.é uma Boutique de Projetos 100% brasileira, líder em criação, desenvolvimento e implementação de serviços profissionais em TI, Telecom e Internet para empresas líderes em seus mercados. Atuando no tripé Consultoria, Análise e Desenvolvimento Tecnológico, a E-Consulting desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias associadas às metodologias golden standard de mercado. A empresa é, atualmente, formada por cerca de noventa profissionais multidisciplinares, com vasta experiência em bancos de investimentos, agências de publicidade, empresas de consultoria e tecnologia. Seu modelo de negócios e atuação reúne somente clientes preferenciais, parcerias duradouras, metodologias comprovadas, experiências únicas, serviços exclusivos, atendimento personalizado e foco em resultados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo