Brasil,

Outubro Rosa - 5 principais dúvidas sobre o câncer de mama em pets

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luiza Cesar Veneziani
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Shutterstock/Divulgação PremieRpet®. Crédito: Shutterstock/Divulgação PremieRpet®.

O tema costuma gerar dúvidas nos tutores, entre elas as formas de prevenção, o tratamento e os fatores de risco

Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente no mês de outubro para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de mama. O tema, entretanto, não é exclusividade dos humanos. Cadelas e gatas também podem desenvolver câncer de mama e, nesses casos, os tutores possuem um papel importantíssimo na prevenção.

A doença em pets envolve fatores que costumam gerar algumas dúvidas. Neste mês de conscientização, a PremieRpet®, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, ajuda a esclarecer alguns dos principais pontos sobre o tema:

Como prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas?

A melhor forma de prevenir a ocorrência dos tumores de mamas em cadelas e gatas é com a castração. Apesar do câncer estar relacionado com questões genéticas, o procedimento pode diminuir a probabilidade do animal desenvolver a doença. É importante consultar o médico-veterinário para entender qual o melhor momento para realização desse procedimento.

Como identificar o câncer de mama em cadelas e gatas?

Alguns sintomas podem indicar a presença da doença, como falta de apetite, febre e vômitos. No dia a dia, é possível aproveitar os momentos de carinho para verificar se existe algum nódulo ou aumento de volume anormal. No entanto, é preciso ter em mente que nada substitui o diagnóstico de um profissional, por isso é muito importante que o pet visite o médico-veterinário e realize exames com frequência.

Qual o principal tratamento para a doença?

O principal tratamento é a remoção dos tumores por meio de cirurgia. Seja qual for o tipo de tumor, quanto antes for realizada a cirurgia para sua retirada, menor é o risco de reaparecimento da doença e maiores as chances de cura.

“Após a retirada, dependendo do tipo de tumor, o médico-veterinário pode indicar o uso de alguns medicamentos para complementar o tratamento e diminuir, mais ainda, a probabilidade de reincidência”, explica o médico- veterinário Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.

O que pode aumentar o risco da doença?

Anticoncepcionais, popularmente conhecidos como “injeções para não ter cio”, comumente utilizados em gatas, aumentam muito o risco da ocorrência de tumores nas mamas, por isso o uso é completamente contraindicado.

Machos também podem ter câncer de mama?

A doença é mais comum em fêmeas por conta da produção de hormônios como estrogênio e progesterona, mas também pode afetar os machos. Nesses casos, a incidência é menor, mas o cuidado preventivo com visitas frequentes ao médico-veterinário deve ser o mesmo.

Importante: Por fim, vale ressaltar que doenças como o câncer são multifatoriais, mas uma rotina saudável e uma alimentação de qualidade ao longo da vida podem contribuir para a prevenção ou mesmo para uma melhor recuperação durante o tratamento. Por isso, sempre que possível, priorize alimentos nutritivos, balanceados e de alta qualidade para o seu pet.

Sobre a PremieRpet®

Desde 1995 a PremieRpet® existe para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. Uma empresa orgulhosamente brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, é detentora das marcas PremieR, GoldeN e Vitta Natural. Com uma trajetória pautada pela inovação constante e direcionada pelo consumo consciente em todos os níveis de atividade, a PremieRpet® prioriza a alta qualidade dos insumos e o bem-estar animal. É destaque no segmento super premium por oferecer a melhor nutrição para cães e gatos em todas as fases da vida. O portfólio da marca inclui alimentos secos, úmidos e cookies, com mais de 270 itens comercializados exclusivamente em pet shops e clínicas veterinárias. Mais informações no site www.premierpet.com.br, pelo PremieRpet Responde: 0800 055 6666 (de segunda à sexta das 8h30 às 17h30) e nas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube e Twitter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar