Brasil,

Mudança: um desafio contínuo e necessário

Mudança: um desafio contínuo e necessário

Para muitas pessoas, aceitar mudanças repentinas pode causar mal-estar e uma incômoda sensação de falta de controle da situação. Estes sentimentos são ainda mais comuns em pessoas sistemáticas, acostumadas a rotinas repetitivas e que seguem padrões formais. Devemos estar preparados para mudanças organizacionais, sociais, políticas e até pessoais, pois a vida é um contínuo movimento e as mudanças são inevitáveis. Frequentemente nos deparamos com situações que discordamos ou novas diretrizes que mudam o rumo da caminhada. Muitas destas mudanças podem ser traumáticas e causar sofrimento e/ou resistência.

O que fazer para “sofrer menos”?

Siga os três passos da aceitação:

1. Procure manter a calma e entender os motivos para tal mudança;

2. Quebre a resistência e o pessimismo, sentimentos comuns às pessoas sistemáticas;

3. Acredite que haverá uma adaptação, uma acomodação e uma ressignificação dos afazeres.

Nada é eterno ou imutável. O ser humano é um exemplo de crescimento, aprendizado e mudança. Basta observarmos como um bebê evolui rápida e constantemente no seu desenvolvimento cognitivo, motor e relacional. Mesmo depois de “crescidos”, podemos e devemos estar abertos a novos aprendizados e crescimento pessoal. Tudo depende de como aceitamos o novo.

Quando finalmente o novo passa a ser considerado como presente, vem a compreensão de que o melhor a fazer é aceitar e buscar na mudança, novos aprendizados e desafios. Entender que se trata apenas de um recomeço e que, muitas vezes, o recomeço é o melhor caminho a seguir.

Cabe a cada um de nós decidir como irá enfrentar e conduzir os desafios que a vida nos impõe, seja no âmbito profissional, pessoal ou social. Respeitar o seu passado, viver intensamente o seu presente e aguardar o que futuro lhe reserva. Talvez essa seja a melhor forma de entender o processo de mudança constante que é a vida.

E você? Já refletiu que a resistência pode deixar o processo mais lento e doloroso? Eduque-se a aceitar, enfrentar e aprender com as novas ferramentas, metodologias e diretrizes que as mudanças lhe proporcionam.

Lembre-se que as grandes conquistas e descobertas aconteceram pela insistência dos cientistas, filósofos, empreendedores e visionários que ousaram em discutir e mudar processos já estabelecidos.

Autora: Fabiana Kadota Pereira é especialista em Recreação e Lazer, e professora da Área de Linguagens Cultural e Corporal do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo