É hora de consultar um eletricista?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

É hora de consultar um eletricista?

A tomada está esquentando? O eletrodoméstico deu choque? No mês em que se comemora o Dia do Eletricista, a Tramontina indica cinco sinais que confirmam a importância da visita deste profissional para rever a instalação elétrica da sua casa

Você sabia que a instalação elétrica envelhece? Na maioria das casas, ela fica oculta na parede ou forros e não notamos o desgaste natural de cabos, tomadas, disjuntores, interruptores e demais dispositivos que garantem o bom funcionamento do sistema e a segurança das pessoas e do patrimônio.

A cada cinco anos, em média, todo imóvel deveria ser submetido a uma revisão das instalações elétricas. A manutenção preventiva evita problemas que favorecem o aumento da conta no fim do mês, entre eles a fuga de energia, que causa risco de curto-circuito e até de incêndio. Portanto, caso a sua instalação seja antiga ou se os equipamentos se multiplicaram, mas não houve modernização da infraestrutura de sua residência, é hora de consultar um eletricista.

No mês em que se comemora o Dia do Eletricista (17 de outubro), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina lista cinco sinais que confirmam a importância da visita deste profissional para rever a instalação da sua casa:

- Tomada aquecida: é sintoma de sobrecarga na rede. O eletricista pode observar se os condutores elétricos estão com aspecto envelhecido, se a camada isolante ressecou e, portanto, perdeu a propriedade isolante, ou se são finos para o equipamento em uso.

- Choque ao ligar o eletrodoméstico: indica fuga de energia. Faça um teste: retire todos os aparelhos das tomadas e aguarde 15 minutos. Caso o relógio de medição continue girando, chame um eletricista para localizar a origem e resolver a fuga de energia.

- O plugue não entra na tomada: os plugues possuem diâmetros padronizados, sendo 4mm para corrente nominal de 10 ampères e 4,8mm para os que possuem 20 ampères, o que impede que aparelhos de maior potência sejam ligados em tomadas não compatíveis. Portanto, não insista se o plugue não estiver entrando na tomada, chame um profissional para dimensionar corretamente o circuito elétrico.

- Época de chuvas chegando e não tem aterramento: o sistema de aterramento é obrigatório desde 2009, pois evita possíveis choques e descargas elétricas nos equipamentos que estão em uso no imóvel. O pino terra, quando devidamente conectado e em caso de energia acumulada, direciona a energia para a terra antes de atingir uma pessoa. O eletricista, além de revistar esse sistema, poderá fazer a troca das tomadas antigas pelo modelo de três pinos – 2P+T, ou seja, dois pinos (fase e neutro) e o terra.

- A variação de tensão é constante: seja na área urbana, litorânea ou rural, a incidência de surtos pode ser resolvida com um trio que todo eletricista conhece e pode indicar para sua residência, caso ela não possua:

- Disjuntores – protegem a instalação elétrica e a desligam em caso de curto-circuito ou sobrecarga;
- DR (dispositivo diferencial residual) - desliga automaticamente o circuito elétrico quando há fugas de corrente de baixa intensidade;
- DPS (dispositivo de proteção contra surto) – detecta sobretensões transitórias de curta duração na rede elétrica e desvia as correntes de surto para a terra. São três os caminhos das sobretensões: rede elétrica, linha telefônica e circuito de antena de TV. Por isso a importância da proteção nas três entradas.

Tramontina, o prazer de fazer bonito

Mais do que números, o que define a Tramontina é o esforço permanente em tornar a vida das pessoas cada vez melhor. A pequena ferraria fundada por Valentin e Elisa Tramontina em 1911, no sul do Brasil, deu origem a um grupo que hoje conta com 10 unidades fabris e mantém a vocação centenária de encantar com gestos simples.

O segredo para manter a essência está em acreditar nas pessoas. A Tramontina valoriza cada um dos mais de 8,5 mil funcionários para que entreguem ao mercado produtos funcionais e com estilo, que inspiram o dia a dia e estimulam experiências para gerar valor e satisfação a clientes, consumidores e comunidades.

Tudo isso é traduzido nos mais de 18 mil itens que carregam valores de uma marca única. Utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, móveis de madeira ou de plástico, além da ampla linha de equipamentos dirigíveis são fabricados para o mercado nacional e exportados para mais de 120 países.

É no fazer bonito que a Tramontina e as pessoas se encontram. Atuando de forma global, a marca tem o suporte necessário para entregar soluções capazes de atender as necessidades de seu tempo, aliando produtividade e superação de metas ao desenvolvimento sustentável por meio do programa de gestão ambiental. Muito prazer, Tramontina!

Saiba por que a Eletrik faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a Tramontina Eletrik oferece o melhor em segurança, design e soluções técnicas em materiais elétricos para instalações residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa vem aplicando sua expertise de mais de 40 anos na ampliação de seu portfólio e investindo no lançamento de linhas de produtos em novos segmentos. 2018 marcou a entrada da marca no segmento de lâmpadas LED. Em anos anteriores, a empresa investiu em linhas de disjuntores e quadros de distribuição, além de divisões dedicadas aos setores de atmosferas explosivas e injeção de alumínio sob encomenda. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m², conta com 14 células de injeção de alumínio e 20 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 3.000 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os produtos para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.