Brasil,

Mais de 11 milhões de CBios já foram emitidos em todo o Brasil

Mais de 11 milhões de CBios já foram emitidos em todo o Brasil

Programa de créditos de descarbonização do Governo Federal já tem adesão de mais de 220 produtores e importadores de biocombustíveis

O programa RenovaBio, que visa a incentivar o crescimento do uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira, já emitiu, por meio da Plataforma CBio, mais de 11 milhões de créditos de descarbonização até a primeira quinzena de outubro. A política contribui para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris sobre as alterações climáticas e o aquecimento global. Se mantida a tendência de crescimento na emissão de créditos de carbono, ou CBios, a meta para 2019 e 2020 deverá ser atingida. Esses créditos são negociados na bolsa de valores e, no mês de setembro, tiveram um valor de venda que oscilou entre R$ 20 e R$ 37,35.

Os CBios são gerados pela plataforma desenvolvida pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal, para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os produtores e importadores de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, contribuem para evitar o aumento de emissão de CO2 e utilizam a tecnologia para que essa contribuição seja verificada, quantificada e transformada em títulos. “No mês passado, batemos o recorde de créditos validados pela Plataforma: 2,2 milhões de CBios. Agora, em outubro, já chegamos a um total de 11 milhões. Isso equivale ao mesmo número (11 milhões) em toneladas de CO2 que deixaram de ser produzidas devido à utilização de biocombustíveis no país”, explica o gestor da solução no Serpro, Wellington Menezes. Para Wellington, os números demonstram um engajamento de produtores, distribuidores e escrituradores, que foi muito além das expectativas.

Programa de biocombustíveis

O RenovaBio é uma política nacional instituída com o objetivo de estimular a produção e consumo de biocombustíveis no Brasil e reduzir as emissões de gases de efeito estufa na matriz de combustíveis. O programa estipula as regras para mensuração da redução de gás carbônico e estabelece metas de descarbonização, que se refletem no aumento da emissão e a comercialização de CBios. A meta para 2020 é de 14,9 milhões de créditos de descarbonização. O volume emitido até a primeira quinzena de outubro representa 74% desse total e, se mantida a tendência de crescimento, a expectativa é de que a meta seja cumprida até o início de dezembro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo