Brasil,

Nem tudo tem que ser seu, romance de Jami Attenberg, aborda os danos psicológicos de uma relação familiar tóxica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Betania Lins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

"É assim que se escreve um romance muito bom sobre um homem muito ruim: mostrando como ele é capaz de estragar tudo, até os momentos em que você pensa que está deixando-o para trás. O que não quer dizer que tal romance seja sem esperança. Nem tudo tem que ser seu é cheio de esperança..." The New York Times

Primavera de 2020 | Chega ao Brasil o sétimo romance de Jami Attenberg, obra que está conquistando leitoras de diferentes faixas etárias pelo mundo, sobretudo por trazer uma compreensão profundamente humana de personagens complexos, que formam uma família disfuncional. Figurando na lista de melhores títulos lançados na temporada – em publicações como People, Vogue, EW, New York Post, Observer e Buzzfeed –, Nem tudo tem que ser seu (All This Could Be Yours, título original), é uma exploração oportuna e penetrante do que significa ser pego na teia de um homem tóxico; mostra como um relacionamento abusivo pode envolver gerações e aborda o que é preciso para se libertar. Com projeto gráfico de Manu Dourado e capa da Nine Editorial, o livro é um lançamento da Primavera Editorial.

“Se eu sei o porquê de ele ser do jeito que é, talvez eu possa entender o porquê de eu ser do jeito que sou", pensa Alex, uma advogada cabeça dura, mãe amorosa e filha de Victor Tuchman – incorporador imobiliário sedento por poder. Agora que Victor está mais no leito de morte, ela sente que pode, finalmente, descobrir os segredos do pai. Ela viaja para Nova Orleans para estar com a família e, principalmente, para interrogar a mãe, Barbra, que se defende das perguntas incansáveis de Alex e reflete sobre a vida tumultuada com Victor. Enquanto isso, Gary – irmão de Alex –, está incomunicável, tentando iniciar a carreira no cinema, em Los Angeles. A esposa de Gary, Twyla, está tendo um colapso nervoso, explodindo em choro. A disfunção está no auge. À medida que cada membro da família lida com a história de Victor, eles devem descobrir uma maneira de seguir em frente, um com o outro, por si mesmos e pelo bem de seus filhos.

Em uma entrevista para Joe Fassler, publicada pelo The Atlantic, a escritora e ensaísta Jami Attenberg afirma que o protagonista de Nem tudo tem que ser seu, Victor, é uma pessoa inerentemente solitária – da mesma forma que os narcisistas tendem a ser. “Por meio da sua solidão, ele justifica o fato de ser mercenário. Ele não acredita na vida após a morte de forma alguma; nunca sente que será julgado. Se fizer algo errado, não importa; a vida é apenas para o próprio prazer ou entretenimento; ele sente a emoção de ser cruel. Para mim, essa é uma mentalidade solitária, mas claro que existem outros personagens para os quais a qualidade de estar sozinho é, pelo menos potencialmente, algo rico e sustentável quase ao ponto de ser uma visão de mundo ou estética”, declara.

Para o Observer, sobre a motivação para escrever uma obra sobre masculinidade tóxica nos Estados Unidos e o flagelo do capitalismo, a autora declarou: “Eu estava interessada em mulheres brancas que votaram em Trump. Certamente é para onde meu olhar está indo agora, mas acho que a cada livro estou tentando descobrir o 'porque' dos personagens, e há inúmeras perguntas a serem respondidas no universo. Meus livros não vêm de um lugar de abordagem política, eles vêm de um lugar de personagens, pessoas, humanidade. Minha política entra inevitavelmente. Também não é uma coisa nova explorar a maneira como os homens maltratam as mulheres na minha ficção. O impacto do patriarcado na estrutura da família americana e nas identidades e psiques das mulheres é um tema de longa data em meu trabalho”.

TRECHOS DO ROMANCE |

Página 11

“(...) O telefone tocou. Era sua mãe, com quem ela raramente falava, exceto uma ou outra conversa desagradável ocasional. Trocavam fatos básicos da vida. Ela desistira dos pais havia muitos anos. As coisas nunca seriam honestas entre eles. Então, por que se preocupar em ter qualquer relacionamento com aquelas pessoas? Ela atendeu ao telefone de qualquer forma. Ninguém liga tarde assim para dar uma notícia boa. Se ela não atendesse, ficaria acordada a noite toda, imaginando o que poderia ter sido. Melhor saber logo.”

Página 27

“(...) Alex, em Nova Orleans. As coisas tinham mudado, agora estavam em movimento; um rio congelado havia muito derretia dentro dela, e as corredeiras estavam se formando. Agora, apesar de que nunca diria isso para ninguém, ansiava pela morte do pai, para que finalmente pudesse saber a verdade sobre ele.”

Página 100

“(...) Ela não queria filhos; Victor queria. Mas seu corpo estava sendo requisitado para a produção.”

ENTREVISTAS RECENTES |

The New York Times | https://www.nytimes.com/2019/10/21/books/review/all-this-could-be-yours-jami-attenberg.html

The Guardian | https://www.theguardian.com/books/2020/apr/03/all-this-could-be-yours-by-jami-attenberg-review-the-sins-of-the-father

Evening Standard | https://www.standard.co.uk/lifestyle/books/all-this-could-be-yours-by-jami-attenberg-review-a4367136.html

USA Today | https://www.usatoday.com/story/entertainment/books/2019/10/21/jami-attenberg-all-this-could-be-yours-family-dysfunction/4015110002/


FICHA TÉCNICA |
Título: Nem tudo tem que ser seu
Autora: Jami Attenberg
Categoria: Ficção
Páginas: 332
Preço sugerido: R$ 44,90
E-book: 29,90

SOBRE JAMI ATTENBERG |

Escritora e ensaísta norte-americana, Jami Attenberg é autora de sete livros de ficção – incluindo The Middlesteins e All Grown Up. Best-seller da lista do The New York Times, colabora para a The New York Times Magazine, The Wall Street Journal e The Sunday Times, escrevendo sobre gastronomia, viagens, livros, relacionamentos e vida urbana. Seus livros já foram publicados em países como Itália, Alemanha, França, Holanda, Polônia, Rússia, China, República Tcheca, Turquia, Espanha, Portugal e Hungria. Reside em Nova Orleans, Luisiana. www.jamiattenberg.com/

SOBRE A EDITORA | A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar