Brasil,

Clarios economiza mais de 10 milhões de litros de água potável

A fábrica, instalada em Sorocaba (SP), possui uma Estação de Tratamento de Água Pluvial com capacidade de captação de 2 milhões de litros mensais

A Clarios, líder global em soluções de armazenamento de energia, maior fabricante de baterias do Brasil e produtora da marca Heliar, líder entre as montadoras, economizou mais de 10 milhões de litros de água potável em seus processos de produção entre março e setembro de 2020. A fábrica da empresa, instalada em Sorocaba (SP), possui uma Estação de Tratamento de Água Pluvial com capacidade para a captação de 2 milhões de litros de água da chuva por mês, que são destinadas para os sistemas de refrigeração das mesas de formação de baterias. A estação passou a operar no final de fevereiro deste ano.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Clarios, Faustino Corrêa da Silva, um total de 30% da água utilizada para os sistemas de refrigeração foram de origem sustentável, ou seja, do líquido captado das chuvas e tratado na estação da empresa. “Sabemos da importância do ato de economizar a água, já que vivemos em um momento de forte estiagem. Por isso, implantamos esse projeto na fábrica, para que conseguíssemos diminuir o uso de água potável, colocando em prática os nossos compromissos com o meio ambiente e com o consumo consciente”, declara.

Reciclagem de baterias

A questão ambiental é muito importante para a Clarios, que é referência mundial na questão de reciclagem de baterias de chumbo ácido, sendo a maior recicladora desse produto no mundo. A empresa tem um programa de economia circular, que garante a reciclagem das baterias produzidas pela empresa. Globalmente, a multinacional recicla 98% do volume de baterias que produz. São 8 mil baterias recicladas por hora no mundo.

No Brasil o programa garante a reciclagem de uma bateria esgotada para cada nova bateria fabricada, atingindo o índice de 100%. Somente neste ano, no Brasil, a Clarios destinou para a reciclagem cerca de 51,6 milhões de toneladas de baterias.

As baterias produzidas pela Clarios são um dos produtos mais recicláveis do mercado, já que até 99% dos materiais utilizados nas baterias podem ser reciclados. O uso de material que passou por reciclagem confere até 90% a menos de uso de energia elétrica e emissão de gases poluentes nos processos de produção.

Em 2019, a equipe de Assuntos Governamentais da Clarios iniciou as negociações que levaram o Ministério do Meio Ambiente a elaborar um acordo de reciclagem responsável, assinado por 70% da cadeia de fornecimento de baterias automotivas do País, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e recicladores. O acordo prevê que, em 2020, produtores e importadores devem reciclar 80% das baterias de carros vendidas. Essas porcentagens aumentam para 85% em 2021 e 90% em 2022.

O Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) e a Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (ABRABAT), ambas tendo a Clarios como membro fundador, ajudaram a criar e negociar os acordos. O termo foi firmado em agosto, tornando obrigatória a logística reversa para as baterias automotivas de chumbo ácido. Dessa forma, os infratores passam a estar sujeitos às sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998). As punições vão de suspensão das atividades e perda do licenciamento, até multas que variam de R$ 500 mil a R$ 50 milhões.

Para mais informações, acesse: www.clarios.com.

Sobre a Clarios

Antes Johnson Controls Power Solutions, a Clarios é líder global em soluções de armazenamento de energia, maior fabricante de baterias do Brasil e produtora da marca Heliar, líder entre as montadoras. Em parceria com nossos clientes, buscamos atender a uma demanda cada vez maior por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16 mil funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de baterias em constante evolução para praticamente todos os tipos de veículos. Utilizamos tecnologias que oferecem desempenho único e de última geração e trazem ao dia a dia confiança, segurança e conforto. Agregamos valor a cada elo na cadeia de suprimentos, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que compartilhamos. Saiba mais sobre a Clarios em www.clarios.com. A Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners, uma empresa de serviços comerciais e industriais, focada na propriedade e operação de negócios de alta qualidade. A Brookfield Partners está nas Bolsas de Valores de Nova Iorque e Toronto (NYSE: BBU) (TSX: BBU.UN).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo