Brasil,

Minsait torna mais ágil gestão fiscal de João Pessoa com sistema referência no país

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Trazendo agilidade, organização e economizando o uso de papel, o SIGEF também é responsável por gerar as informações que chegam à sociedade a partir do Portal da Transparência de cada estado ou município

A Minsait, uma empresa Indra, é a responsável por implantar um novo sistema de gestão fiscal na prefeitura de João Pessoa. Trata-se do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF), ferramenta totalmente desenvolvida para o setor público e que traz mais agilidade e transparência ao processo de planejamento e execução orçamentária, execução financeira e contábil, ou seja, toda a Gestão Fiscal em municípios, estados ou países.

Em outras palavras, o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) é um ferramenta integrada de III Geração (classificação de acordo com uma pesquisa realizada pelo BID em 2016) para estados e municípios que proporciona subsídios tecnológicos para o processo do Planejamento Orçamentário, da Execução Orçamentária e Financeira, da Contabilidade, do Controle da Despesa e da Receita, dos Contratos e Convênios de Despesa, do Acompanhamento Físico das Metas do PPA e da Dívida Pública, nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta e Fundos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

Isso quer dizer que o sistema é a fonte primaria das informações fiscais de um estado ou município e é responsável por todos os processos de Prestação de Contas aos Órgãos de Controle, tais como Tribunais de Contas Estaduais e Municipais, a Secretaria do Tesouro Nacional a partir da MSC (Matriz de Saldos Contábeis) e a Receita Federal com a geração das informações para a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social).

Para cumprir esse papel, o SIGEF fornece uma estrutura completa de serviços, tornando o fluxo de informações entre as áreas orçamentárias, financeiras e contábeis o mais ágil e eficiente possível – reduzindo perda de informações e contribuindo para a melhor integração entre as áreas.

Como resultado, a plataforma permite que órgãos públicos tenham suas informações financeiras organizadas e disponíveis de forma clara e acessível. Hoje, os cidadãos podem sentir o efeito prático disso ao acessarem o Portal da Transparência, que contém informações coletadas no SIGEF, em cinco lentes subnacionais: Estado de Santa Catarina, desenvolvedora do sistema e onde o mesmo está implantado desde 2006, Município de Salvador/BA, Estado do Rio Grande do Norte, Estado do Maranhão e Município de Maceió/AL. Atualmente o SIGEF é responsável por gerenciar um volume orçamentário anual superior a R$ 70 bilhões.

“Para nós, é uma honra poder contar com a confiança de diferentes estados e municípios para realizar a implantação do SIGEF. Acreditamos que, em João Pessoa, devemos ter resultados tão eficientes quanto os apresentados anteriormente. Queremos consolidar nossa posição como parceiro tecnológico chave da administração pública e estamos sempre estudando novas oportunidades de prospecção”, afirma Magnus Kleber, gerente de negócios CEDEx da Minsait no Brasil.

Em João Pessoa, a implantação deve seguir pelo menos três etapas, com a primeira já iniciada em agosto/2020 e com seu primeiro marco de implantação em janeiro de 2021 e a última com final previsto para abril de 2022. Durante esse tempo, serão implantados diferentes módulos de execução orçamentária, financeira e contabilidade, além de treinamentos.

“Desde 2013, nós implantamos um modelo de gestão por resultados que modernizou a Prefeitura de João Pessoa e tornou mais eficiente nosso planejamento e busca por soluções que estão melhorando a vida da população. Seguimos avançando nesse projeto agora com mais uma ferramenta que proporcionará mais subsídios para facilitar a vida de todos os cidadãos e para que nossos servidores prestem um serviço mais rápido e transparente. Sempre entendemos que fazer gestão é fazer hoje e deixar um legado para o futuro e a modernização da Prefeitura está nessa perspectiva como uma grande transformação que vai impactar muito nos próximos anos”, afirma o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Centro de excelência especializado

A companhia mantém no país um Centro de Excelência e Desenvolvimento Especializado em Gestão Fiscal, Recursos Humanos e Folha de Pagamento (CEDEx), formada por consultores de negócio (contadores, economistas e administradores) e profissionais de Tecnologia especialistas. O centro conta com mais de 100 profissionais, entre analistas, arquitetos, desenvolvedores, DBAs, analistas de testes e de infraestrutura, além de consultores de negócio, especialistas nas soluções de Gestão Fiscal e Recursos Humanos. O CEDEx está sediado em Florianópolis/SC e distribui suas operações pelos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Alagoas, Paraíba e Rondônia. Toda essa estrutura é responsável pelas implantações, manutenções corretivas e evolutivas, e consultoria de negócio das soluções de Gestão Fiscal e Recursos Humanos em todo o país.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar