Brasil,

Velejadores oriundos de projetos sociais fazem vaquinha e disputam a 70ª Regata Santos-Rio

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizio Gallas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Fotos: Veleiro Bravo e Sexta-Feira / Crédito: Fred Hoffman Fotos: Veleiro Bravo e Sexta-Feira / Crédito: Fred Hoffman

Doze atletas que vieram de dois projetos sociais, o Projeto Grael, de Niterói (RJ), e o projeto Navega São Paulo, de Praia Grande (SP), arrecadaram dinheiro em vaquinha virtual para disputarem a edição especial da regata mais tradicional da Vela de Oceano no Brasil

Doze atletas que vieram de dois projetos sociais ligados à vela, o Projeto Grael, de Niterói (RJ), e o Navega São Paulo, de Praia Grande (SP), arrecadaram recursos financeiros através de uma vaquinha virtual e embarcam na próxima semana para a disputa da 70ª edição da Regata Santos-Rio, a mais tradicional do Brasil que tem largada na sexta-feira, dia 23, na Baía de Santos.

Serão seis atletas no veleiro Bravo, que é de São Paulo. Cinco deles vêm do projeto Grael e mais um atleta do Navega SP. Outros seis atletas, todos do Grael, estarão no veleiro Sexta-Feira.

"A ideia de participar da Santos-Rio vem de cinco anos atrás e só tínhamos conseguido executar em 2018 com uma tripulação mista entre os dois projetos. Por falta de verba acabei pagando R$ 2.500 do meu bolso e em 2019 não conseguimos participar por falta de verba e agora em 2020 seria inviável pelo mesmo motivo. Daí surgiu a ideia de alguns ex-alunos de montar uma vaquinha online e conseguimos R$ 4.300,00, mais da metade do orçamento ideal que seria de R$ 8 mil", disse Alex Sandro de Carvalho que será o comandante do veleiro Bravo que vai competir na principal classe do evento , a ORC, desafiando nomes como Lars Grael em seu barco Avohai, o Blue Seal com a campeã Olímpica, Martine Grael, além do Crioula, do velejador olímpico Samuel Albrecht, entre outros.

Alex, de 31 anos, foi aluno durante oito anos do projeto Grael que tem 20 anos de existência e recebe crianças e adolescentes da comunidade Jurujuba, em Niterói (RJ): "Fui me destacando no projeto através da vela, sempre fui apaixonado pelo mar, mas não tinha o conhecimento do esporte em si, da vela como instrumento de educação. E através da vela que consegui ter uma direção na vida. Fui nascido e criado em uma comunidade em Niteroi. Hoje eu vivo da vela", disse Alex que em 2011 fez história ao ser campeão da regata transoceânica mais longa do mundo, a Cape Town- Rio (Cidade do Cabo - Rio de Janeiro) junto com outros três membros do projeto e a outra metade de tripulantes de sul-africanos.

"Foram 16 dias e meio de regata, ficamos em segundo lugar, mas no tempo corrigido ficamos em primeiro. Primeiros brasileiros a sermos campeões dessa regata. Foi um marco na minha vida. E através dela foram surgindo outras oportunidades de velejar e da mesma forma que recebi oportunidade de velejar fora do projeto Grael, hoje levo esse bastão para outra garotada para demais meninos e meninas do projeto e outros projetos náuticos", seguiu Alex que trabalha com aluguel de veleiros, manutenção de barcos e dá aulas.

No veleiro, Alex vai comandar Rebeca Abreu, de 18 anos, Ramon Nascimento, de 27, Melissa Sousa, de 19, João Paulo Vargas, de 19, e Esdras Jesus, de 20 anos, este último do Navega São Paulo.

Radson de Souza é membro do barco Sexta-Feira, do Iate Clube Brasileiro, de Niterói (RJ), que vai competir na classe BRA-RGS com tripulação de dez integrantes, seis deles do projeto Grael. Como o Sexta-Feira vem do Rio de Janeiro, seriam necessários mais recursos que os atuais R$ 4,3 mil. No momento Radson e o comandante do barco Rômulo Machado vão bancar o valor das inscrições dos velejadores: "Com o valor arrecadado conseguimos bancar transporte para Santos e alimentação, não conseguiremos bancar a inscrição ainda. Então eu e o Romulo vamos ajudar nessa parte. O barco Bravo é de São Paulo então o custo é menor na parte logística do barco, o Sexta-Feira é do Rio e o custo mais alto. Mesmo assim estamos confirmados e nos preparando". Além de Radson, estarão do projeto social os tripulantes Ronald Gomes, Mateus Lobo, Juliana Leopoldo, Thiago Sanguineto e Isaque Soares.

O link para contribuição segue aberto - https://www.vakinha.com.br/vaquinha/lifemar-na-70-regata-santos-x-rio

A 70ª Regata Santos-Rio terá mais um integrante do projeto Grael na raia, Samuel Gonçalves, que foi campeão mundial da classe Star ao lado de Lars Grael, em 2015. Samuel disputará o título na classe IRC no barco Rudá comandado por Torben Grael que terá integrantes do programa Vela Jovem da CBVela além de Henry Boening, proeiro de Robert Scheidt. Samuel esteve com Alex na disputa da regata Cape Town - Rio de 2010.

Estão confirmados mais de 70 barcos no que será o recorde em todas as 70 edições do evento. Serão cerca de 500 velejadores de todo o país que participam antes da largada de um desfile, às 10h30 do dia 23, pela Baía de Santos. Os barcos campeões vão receber uma salva de tiros de canhão do Navio-Veleiro Cisne-Branco que ficará na frente do Pier dos Pescadores. Haverá também uma fragata da Marinha do Brasil.

As disputas serão nas classes ORC, IRC, BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos, Bico de Proa e Mini 6.50 e Multicascos com inscrições abertas. Mais detalhes pelo Aviso de Regata - https://www.icrj.com.br/vela/outubro-20/223-24-10-2020-70%C2%BA-regata-santos-rio.html

Acompanhamento online da 70ª Santos-Rio

A 70ª Santos-Rio poderá ser acompanhada online em tempo real tanto pelas famílias como imprensa e demais pessoas pelo sistema SPOT Brasil, subsidiária da empresa americana Globalstar Inc, que fará o rastreamento dos veleiros.

Após a disputa da 70ª Santos-Rio será realizada a 51ª edição do Circuito Rio entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro com organização do Iate Clube do Rio de Janeiro. O Circuito Rio valerá como o Campeonato Brasileiro da classe ORC.

Sobre Projeto Grael

O projeto Grael foi fundado em 1998 pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira e é uma ONG que tem objetivo em democráticas o acesso dos jovens à prática do esporte da vela e contribuir para transformação social na vida de seus beneficiados.

Mais de 17 mil crianças e jovens já foram atendidos das redes públicas de ensino e estão sendo educadas por meio da vela e preparados para o mercado de trabalho. A cada semestre cerca de 350 alunos, entre 9 e 29 anos, são formados nos cursos e programas de Desenvolvimento Esportivo (Natação, vela e canoagem), Oficinas Náuticas (Capotaria, Carpintaria, Fibra de Vidro, Mecânica Motor Diesel, Mecânica de Motor de Popa, Instalações Eletroeletrônicas para Barcos). A instituição disponibiliza também Biblioteca, aulas de educação ambiental e inclusão digital para todos os alunos e aulas de Marcenaria para crianças. Tudo de forma gratuita.

Sobre projeto Navega São Paulo

O Navega São Paulo teve início em 2001 e é voltada para o desenvolvimento do esporte naútico adaptado e no começo atendeu alunos especiais da rede pública municipal. Em 2003, quando Lars Grael era Secretário de Esportes do Estado de São Paulo, passou a atender demais alunos da rede pública de ensino. Hoje conta com 16 núcleos distribuídos pelo estado de São Paulo e já atendeu mais de 12 mil alunos.

Atualmente atende alunos oriundos da complementação pedagógica da rede pública de ensino municipal , estadual e escolas particulares , atende também casa do adolescente, casa da criança, melhor idade, e programa de medidas legais como prestação de serviços a comunidade e liberdade assistida . Em parceria com a Marinha do Brasil e agremiações esportivas locais tais como o Iate Clube de Santos, tem realizado várias ações de formação marinheira e de participação em competições esportivas e cívicas na Capitania dos Portos de São Paulo em outras instalações da Marinha em outros estados.

A 70ª Regata Santos-Rio tem a organização do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro e contra com os apoios da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, da CBVela, e da Prefeitura de Santos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar