Brasil,

A prática do surf em tempos de pandemia

A prática do surf em tempos de pandemia

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou no dia 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, e em 11 de março de 2020, a covid-19 foi caracterizada como uma pandemia, infectando mais de 34 milhões de pessoas pelo mundo todo até o dia 02 de outubro de 2020.

No continente americano, mais de 5 milhões de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus se recuperaram, conforme dados levantados até o dia 05 de agosto de 2020. Com base nestas informações, algumas medidas restritivas foram flexibilizadas.

Algumas cidades brasileiras regulamentaram a prática do surf, porém é importante lembrar que mesmo com esta flexibilização, as recomendações são as mesmas. Faz-se necessário, a adoção de medidas preventivas como, reforço nos hábitos de higiene, redução de compartilhamento de objetos, ausência de toques (como cumprimentar-se), saídas rápidas e objetivas de sua residência, entre outros cuidados. Recentemente, foi divulgada a liberação de banhos de mar, mesmo para os casos de banhista não surfista. Haja vista que para esta nova prática há a necessidade de um cuidado maior em relação a conduta das pessoas que irão desfrutar do benefício.

Prefeituras e autoridades locais disponibilizaram fiscais e profissionais da área de segurança pública para orientar e conduzir pessoas que não atendam as recomendações básicas de prevenção. Tal medida visa atender os interesses de atletas que se preparam para eventos locais e internacionais, com o objetivo na manutenção da capacidade física e técnica envolvida na prática. Esta decisão (flexibilização) foi aprovada com a justificativa de que a prática é segura pelo fato dos atletas (praticantes) estarem cada qual em sua respectiva prancha e mantendo um razoável distanciamento e com ausência total de contato físico em relação aos demais “colegas”.

Autor: Eduardo Emilio Lang Mares da Costa é professor dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo