Brasil,

5 dicas para não cair no golpe do falso leilão

5 dicas para não cair no golpe do falso leilão

Especialista traz informações essenciais para não ser vítima de criminosos

O avanço da tecnologia trouxe muitos benefícios para a população, no entanto, têm sido constantes as ações de quadrilhas que praticam crimes cibernéticos, em busca de enganar e lesar os cidadãos de diversas formas. Nos últimos anos, tem se popularizado cada vez mais o golpe do falso leilão, em que criminosos comercializam pela internet produtos que, na verdade, nunca existiram.

Apenas no primeiro trimestre de 2020, este tipo de delito teve um aumento de 70%, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Leiloeiros Judiciais (ANLJ). Em agosto, a Polícia Civil de São Paulo prendeu 5 pessoas, acusadas de enganarem cerca de 50 mil consumidores com este tipo de crime.

As quadrilhas buscam reproduzir um leilão virtual adquirindo endereços na internet, utilizando padrões visuais, disponibilizando fotos fictícias de produtos e inserindo, inclusive, marcas de bancos ou órgãos públicos em suas páginas. O cidadão acredita que arrematou um veículo ou imóvel no evento, recebe uma documentação falsa e transfere o dinheiro para a conta dos criminosos.

Para que você não seja mais uma vítima deste tipo de delito, o leiloeiro público oficial Antonio Hissao Sato Junior, CEO da empresa Sato Leilões, listou algumas dicas importantes. Confira:

Leia o edital

No edital estão todas as informações essenciais do leilão: data, hora, local (em caso de evento presencial), lance inicial, modo de pagamento, condições do lote (veículo, imóvel, máquina, entre outros), se há pendencias de pagamento, entre outras informações que você precisa saber sobre o bem, antes de adquiri-lo.

Pesquise informações sobre a empresa e o leiloeiro

Consulte informações sobre quem está organizando o evento, por meio da internet, jornal ou órgãos públicos, como a junta comercial. É essencial conhecer a empresa que está realizando o leilão, para comprovar que se trata de um evento autêntico.

Faça uma visita ao pátio

Procure visitar o pátio da casa leiloeira e conferir os lotes de perto, sempre que possível. Neste momento de isolamento social, em que medidas preventivas estão sendo tomadas para garantir o bem estar de todos, as empresas também disponibilizam vídeos de cada item, que ajudam à identificar de que se trata de um leilão oficial e de que o bem existe, de fato.

Assista ao leilão

Por conta da pandemia, os leilões presenciais estão suspensos, impossibilitando que os arrematantes possam comparecer ao evento. No entanto, as casas leiloeiras têm transmitido todos os eventos ao vivo pela internet. Este tipo de ação, é muito importante para que não haja dúvidas de que se trata de um leilão legítimo.

Não faça nenhum depósito sem averiguar a conta

Ao realizar um lance, fique atento aos métodos de pagamento. Quando for realizar o depósito referente ao item adquirido, certifique-se que a conta esteja em nome do leiloeiro oficial ou do comitente. Nunca realize pagamentos em contas de empresas. Vale ressaltar que, em um leilão oficial, não é possível desistir da compra de um bem após arrematá-lo.

Sobre a Sato Leilões

A Sato Leilões é uma empresa especializada em realizar leilões de diversos segmentos, entre eles de bancos, seguradoras, usinas, empresas públicas e privadas e demais comitentes sob esta forma de comercialização.

Além disso, a empresa possui equipes distintas para gerenciamento de cada segmento de mercado (imóveis, Leilões extrajudiciais com fundamento na Lei Federal 4.591/64 – Das incorporações imobiliárias, e Lei Federal 9.514/97 Sistema de Financiamento Imobiliário - SFI, veículos, (inteiros e sinistrados), aeronaves, inservíveis, máquinas e equipamentos, obras de artes e demais bens) podendo desta forma dar um atendimento mais eficiente e diferenciado para cada público distinto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo