Brasil,

Óleo de soja pirata é usado para “encorpar” azeite de oliva falso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aroldo Glomb
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Óleo de soja pirata é usado para “encorpar” azeite de oliva falso

Em fevereiro, mais de quatro mil frascos de azeite de oliva falsificados foram destruídos, em Araraquara, interior de São Paulo. Todo o lote de produtos fraudados continha adição de outros óleos vegetais, como óleo de soja, e foi destruído após investigação comandada pelo Ministério da Agricultura.

“O óleo de soja que usam para encorpar azeite de oliva não é novo. Estas empresas utilizam óleo de soja adquirido de empresas que compram óleo de segunda mão, adquiridos de restaurantes e residências, como aquele carro que passa na sua rua. Por isso reforçamos sempre que o descarte de óleo vegetal só pode ser realizado por empresas certificadas e sérias” explica Vitor Dalcin, Diretor Executivo da Ambiental Santos.

Desde o ano passado, quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu a venda de 33 marcas de azeites de oliva justamente por adulterações, a recomendação é que o consumidor verifique o que está comprando seguindo as orientações do Instituto Brasileiro de Olivicultura - Ibraoliva:

“Tem que desconfiar de azeites muito baratos. Lembre-se de que para a fabricação de azeite de oliva de qualidade a indústria utiliza entre 5 e 14 kg de azeitona para 1 litro de azeite. Olhe a cor do azeite, verifique a data de envase e a origem da safra de origem. Se possível, verifique o aroma também. É fácil perceber quando um azeite está alterado.”

Combustíveis sofrem com a mesma situação

O executivo traça um paralelo com as distribuidoras de combustíveis, que estão preocupadas com os efeitos da pandemia da COVID-19 a respeito de fraudes em seu setor: A pandemia reduziu a fiscalização no setor de combustível e quem diz isso é um monitoramento de mercado do Instituto Combustível Legal (ICL), o resultado foi que o número de postos irregulares que adulteraram a qualidade dos produtos subiu de 15% para 20% desde março:

“O mesmo acontece com óleo vegetal, que quando alterado vem contaminado e, é extremamente prejudicial para o consumidor. A tendência de novas fraudes aumenta acompanhada justamente pela perda da capacidade de fiscalização das autoridades públicas” alerta Vitor.

Fonte: KAKOI Comunicação


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar