Brasil,

Jovens empresários – DNA sustentável

O perfil do empresário mudou. Diferente do que era valorizado anos atrás, hoje o que motiva jovens empresários em diferentes setores é a integração entre progresso e sustentabilidade.

Há oito anos, o engenheiro de produção Felipe Marçal Cota trocava uma sólida carreira na indústria automotiva para assumir o cargo de CEO da Transcota - tradicional transportadora mineira, que possui sedes nas cidades de Contagem (MG), São Paulo (SP) e Parauapebas (PA).

Desde então, processos enraizados em quase três décadas da empresa foram totalmente reformulados e automatizados a partir de conceitos da logística 4.0 e com foco total na sustentabilidade. Entre os resultados, estão a primeira entrega verde da mineração brasileira com o uso de veículos elétricos, e o lançamento do primeiro drone da América Latina, e possivelmente, do mundo, a realizar o transporte de cargas B2B.

Nesta entrevista, o empresário explica como o desejo de inovar fez com que uma tradicional empresa de logística se tornasse um grande e pioneiro polo de inovação sustentável

Qual o compromisso da Transcota hoje?

Ao direcionar o foco para os princípios da logística sustentável, assumimos o compromisso de trabalhar de forma inovadora para garantir o equilíbrio das operações com a preservação do meio ambiente.

Nossa meta principal é conseguir neutralizar 100% do CO2 gerado pelas operações da empresa. Para que isso seja feito, estamos desenvolvendo cálculos que ajudem a mensurar a quantidade de gases poluentes que produzimos anualmente, além de pesquisas sobre diferentes formas de minimizar ou mesmo anular este impacto no meio ambiente.

E como isso tem sido feito?

Um dos frutos desse intenso trabalho voltado para a inovação sustentável, é a van BYD-T3, 100% elétrica, que foi empregada em nossos serviços de transporte de cargas e realizou nos últimos meses, as primeiras entregas totalmente verdes da história da mineração nacional. Além disso, implementamos na unidade de Parauapebas (PA), um projeto piloto 100% autossustentável em energia, com a neutralização de dióxido de carbono, aproveitamento de água da chuva e o uso de biodigestores no tratamento de seus esgotos.

Essa unidade hoje integra o conjunto de empresas privadas participantes do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), que procura consolidar e aplicar conhecimentos para reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, e assim elevar o potencial de eficiência da logística e do transporte de cargas no Brasil.

Nossos planos também incluem a criação de uma reserva ambiental, que receberá a plantação de um número de árvores suficiente o bastante para ajudar na neutralização do restante do carbono que emitimos na natureza.

Como garantir o desenvolvimento sustentável de uma organização?

Uma alternativa interessante pode ser a economia Donut, desenvolvida pela economista inglesa Kate Raworth. Esse modelo consiste em um sistema no qual as necessidades dos cidadãos devem ser satisfeitas sem provocar o esgotamento dos recursos naturais. A essência é um alicerce social de bem-estar abaixo do qual ninguém deve cair, e um teto ecológico de pressão planetária que não deve ser transposto.

O que mudou nesta geração de empresários em comparação às gerações anteriores?

Nos últimos anos, os desastres naturais se tornaram mais frequentes e violentos, e as temperaturas globais estão cada vez mais altas. Estas situações têm influenciado o aumento da consciência ambiental. Essa mudança de visão está transformando completamente o mercado mundial, tanto os empresários e empreendedores, como também os próprios consumidores. Para atender aos anseios deste novo público, diversas empresas vêm adotando uma postura mais correta e transparente, em prol da responsabilidade ambiental.

Como manter uma organização sustentável?

O desenvolvimento de qualquer empresa deve ter como pilar a redução do impacto provocado no meio ambiente, bem como a manutenção dos recursos naturais utilizados em seu dia a dia. Algumas medidas simples já podem ajudar a preservar a natureza e reduzir o desperdício de recursos naturais dentro de uma empresa. Como, por exemplo, investir em treinamentos sobre práticas sustentáveis; utilizar sistemas de tratamento e reaproveitamento da água; reutilizar e reciclar o lixo sólido e sobras de matéria-prima, e investir no uso de sacos biodegradáveis.

É possível obter lucro com a sustentabilidade?

De acordo com o The Global Risks Report 2020, em 2018, US$ 165 bilhões foram perdidos em desastres naturais. Metade do PIB global, o equivalente a US$ 44 trilhões, está exposta a riscos associados à degradação ambiental. Neste sentido, a sustentabilidade é ideal não só para economizar recursos, como também para reduzir riscos de prejuízos financeiros oriundos da mudança climática.

Também é importante destacar que, no mercado financeiro, investidores privilegiam empresas sustentáveis e rentáveis para investir os seus recursos. Esse tipo de investimento socialmente responsável considera que empresas sustentáveis geram valor para o acionista a longo prazo e se apresentam mais preparadas para enfrentar os riscos sociais, econômicos e ambientais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo