Brasil,

Contabilidade consultiva: a estratégia para levar sua empresa mais longe

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lais Pagoto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Por Regina Fernandes

A contabilidade, quando associada à gestão, é um dos pilares de grande importância para o sucesso de uma empresa. Essa prática pode ajudar o empresário a tomar as melhores decisões para seu negócio, seja de maneira interna, com uma área designada para essa atividade, ou externa, com auxílio de um escritório contábil de perfil consultivo.

Costumo dizer que o contador é o profissional de gestão mais próximo ao empresário. O contador, pela sua formação, tem uma visão abrangente de todas as etapas de uma empresa. Além disso, conhece tecnicamente os impactos e prejuízos de algumas operações. Observa-se que, muitas vezes, o empresário é uma pessoa extremamente solitária e, na rotina diária da empresa, tem demandas e dificuldades que fogem do business e da operação trivial. Assim, o empreendedor se encontra em um cenário em que não tem para quem perguntar, tirar dúvidas, trocar ideias sobre uma demanda específica ou planos de crescimento do negócio. Por isso, acredito muito que o contador é quem pode dar esse suporte, uma vez que ele tem conhecimento técnico para analisar e direcionar estrategicamente os próximos passos.

A partir do histórico de transações financeiras da empresa, ele consegue traçar um raio-X completo, chegando a um diagnóstico da saúde do negócio. Por exemplo: um empresário vê que seu dinheiro investido escoa muito rapidamente, sem dar tanto retorno quanto o esperado. Com o estudo feito pelo contador, em que serão processados e analisados todos os dados da empresa, é possível constatar onde esses recursos estão sendo aplicados. Assim, com a contabilidade consultiva, é possível trazer uma visão mais clara para o empreendedor. Além disso, quantas dúvidas, inseguranças jurídicas há em uma decisão trabalhista? E as questões e riscos societários, bem como definição de abertura filiais x benefícios tributários e estratégicos de operação? O contador tem informações sobre esses e outros temas de interesse à empresa, o que minimiza os erros e maximiza as oportunidades e resultados.

Para ser contador consultor, é preciso haver uma vontade genuína do profissional, de se envolver com o sucesso do cliente, e do empresário, para abrir o seu plano de futuro. A honestidade e a transparência são as palavras-chave dessa relação. Quais são os objetivos da empresa? O que não está funcionando e operando atualmente? Qual o modelo de negócio e plano de expansão? Com essas informações, o contador terá um panorama completo da empresa. Com sua bagagem de conhecimento em múltiplas áreas, ele saberá aconselhar cada situação de maneira única e personalizada.

Por isso, o contador consultivo precisa ser alguém extremamente atualizado e interessado em aprender. O mundo dos negócios é amplo e envolve tendências, modernização e inovação. Entender uma empresa por completo significa olhar além de suas questões burocráticas ou tributárias. Isso pode levar esse profissional a situações em que aconselha uma mudança no modelo de negócios, a abertura de um e-commerce e até que o empresário procure adotar estratégias de marketing digital. O importante sempre será indicar o melhor caminho a seguir e o tipo de profissionais especializados que ele deve procurar para isso.

O resultado desse aconselhamento tão próximo à gestão é uma operação mais assertiva, com menos conflitos e maior otimização de investimentos. Ao saber onde os recursos estão sendo aplicados e o retorno que estão dando, é possível avaliar melhor os resultados e se estão dentro do esperado. A contabilidade consultiva vai criando relações mais sólidas e de confiança, para que o empresário saiba que tem com quem contar no que diz respeito à sobrevivência de sua empresa. Assim, ele tem a segurança de que pode ir mais longe!

Regina Fernandes é perita contábil, trainer em gestão, mentora e responsável técnica da Capital Social, escritório de contabilidade com 10 anos de atuação que tem como objetivo facilitar o dia a dia do empreendedor. Localizado na cidade de São Paulo, atende PMEs do Brasil inteiro por meio de uma metodologia de contabilidade consultiva, efetiva e digital.

Sobre a Capital Social

A Capital Social é um escritório de contabilidade com 10 anos de atuação que tem como objetivo proporcionar informação e conhecimento para que o empresário possa desenvolver a sua empresa e reduzir os riscos fiscais, legais e trabalhista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar