Brasil,

Idosos paulistas do ‘Clube de Leitura 6.0’ leem o dobro da média brasileira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Barbara Bayer
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

De acordo com a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’ de 2020, a quantidade anual média de livros lidos por habitante no país é de 4,95; enquanto no projeto vinculado ao Governo de São Paulo os idosos leem 10 livros

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Observatório do Livro e da Leitura, promove o ‘Clube de Leitura 6.0’ visando a organização de encontros para propiciar aos idosos uma melhor qualidade de vida e incentivar o entretenimento cultural saudável, no qual todos os participantes devem ler pelo menos 10 livros durante um ano.

Por meio de recursos captados via Fundo Estadual do Idoso, a iniciativa tem colaborado para que mais de 760 idosos paulistas, distribuídos por 26 cidades do Estado (São Paulo, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Suzano, Itapevi, Campinas, Sorocaba, Sumaré, Piracicaba, Araraquara, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sertãozinho, São Carlos, Itapetininga, Rio Claro, Jales, Descalvado, Pirassununga, Ribeirão Preto, Penápolis, São Caetano do Sul e Bauru), leiam mais que o dobro da média brasileira.

Segundo a última edição da pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, que será divulgada nesta segunda-feira, 14 de setembro, pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, a quantidade anual média de livros lidos por habitante no país é de 4,95.

"Com os dados revelados pela pesquisa, que é a mais ampla e relevante sobre o tema, fica mais evidente a importância de valorizarmos projetos como este, que são fundamentais para a saúde mental e emocional dos idosos, estimulando o envelhecimento ativo por meio da leitura, além de apoiar a inclusão digital deles" disse Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza o envelhecimento ativo como um processo de otimização das oportunidades de saúde integral, participação e segurança, com o intuito de aprimorar a qualidade de vida das pessoas na medida em que envelhecem.

"Neste contexto, ações coordenadas pela pasta do Desenvolvimento Social visam contribuir no processo de envelhecimento saudável, oferecendo a esta população novas perspectivas para escreverem os capítulos de suas histórias.", finaliza a Secretária Estadual.

Por isso, o hábito da leitura agrega muitos benefícios. Dentre eles, pode retardar o surgimento ou a progressão de doenças neurológicas degenerativas; pode diminuir a exposição ao isolamento; pode minimizar a incidência de depressão por estimular a imaginação; além de ajudar a memória e prevenir de doenças como o Alzheimer.

Vale lembrar que os encontros do ‘Clube de Leitura 6.0’ foram iniciados de forma presencial antes da pandemia da Covid-19. Com a propagação do contágio e a recomendação dos órgãos de saúde para a população manter o distanciamento social, foi necessário a adaptação dos encontros para o universo virtual.

A ação proposta pela entidade dispõe de mais de 20 mil títulos de eBooks, emprestados virtualmente, e funciona com dois tipos de frequência. Há os encontros semanais com leituras coletivas que são direcionados para os idosos com dificuldades para ler e/ou baixa autonomia para acessar os livros digitais. Neste caso, a leitura é dividida em trechos durante quatro semanas resultando na conclusão de um livro por mês. Já nos encontros quinzenais, direcionado aos idosos mais desenvoltos, há conversas e debates sobre o livro lido na quinzena anterior.

O modelo mais popular do projeto é a reunião entre os membros em uma sala virtual pelo Google Meet com duração média de uma hora. Em outros clubes, as conversas ocorrem pelo WhatsApp com as chamadas em grupo ou com a troca de áudios, mensagens de texto e fotos postadas pelos idosos participantes.

De acordo Galeno Amorim, Presidente do Observatório do Livro e da Leitura: "A instituição, que já operava com o digital antes da pandemia, decidiu aperfeiçoar suas ações de inclusão digital dos idosos, proporcionando entretenimento de qualidade e interação para os participantes lidarem melhor com a solidão, angústia, insegurança e o medo em tempos difíceis, como o atual momento".

Leitora Centenária

A maioria dos participantes dos clubes tem entre 60 anos e 80 anos, mas há membros bem mais velhos, como é o caso da Dona Palmira Zanin, de Araraquara, que completou 100 anos em maio.

Serviço

O ‘Clube de Leitura 6.0’ é uma iniciativa destinada a idosos acima de 60 anos cujo intuito é propiciar um maior bem-estar físico e emocional à população idosa para um envelhecimento ativo e com qualidade de vida com ações que possibilitem maior convivência social, escuta empática, diálogo, entretenimento cultural saudável, resgate e preservação da memória, acesso às novas tecnologias, empoderamento, maior autonomia e desenvolvimento pessoal.

O projeto terá um ano de duração e a intenção é beneficiar cerca de mil idosos, com acesso a uma biblioteca digital com um acervo de 20 mil títulos de todos os gêneros. Para se inscrever basta preencher um formulário pelo link http://forms.gle/vqrpLyGb5iGcXaLC7 .


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar